46ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral da ALIDE
Foco em infraestrutura como agenda para o futuro é consenso na 46ª Assembleia da ALIDE
Para onde vai a América Latina e o Caribe? Esse foi o tema central da 46ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral da Associação Latino-americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (ALIDE). O evento, que teve o Banco como patrocinador e anfitrião, reuniu entre os dias 18 e 20 de maio de 2016, no Rio, mais de 120 especialistas em financiamento e representantes de instituições financeiras e organismos internacionais para debater as possibilidades de promoção de um desenvolvimento sustentável, competitivo e inclusivo para a região.
Segundo o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho, que proferiu palestra na ocasião, uma agenda para o futuro com foco em infraestrutura se faz premente: “Investimentos em infraestruturas que induzam ao crescimento, inclusão, eficiência, diversificação produtiva e integração regional são o vetor principal para sustentar e fortalecer a capacidade sistêmica da América Latina”.
Estudiosa de bancos de desenvolvimento, Stephany Griffith-Jones afirmou que existe um consenso real de outro desafio específico para a América Latina, que diz respeito à queda do intercâmbio comercial da região nos últimos quatro anos. “Não há perspectiva de aumento no curto prazo. É preciso procurar novas formas de dinamismo para além do comércio internacional, e as instituições de desenvolvimento têm um papel importante neste sentido”.
A presidente da ALIDE, Maria Soledad, por sua vez, lembrou que o esforço conjunto para sustentar a capacidade de investimento é essencial e crítico neste momento de adversidades. “As instituições de desenvolvimento têm um papel muito relevante na retomada do crescimento econômico da América Latina”, sentenciou.
Um primeiro passo nesse sentido foi dado com a assinatura, durante a 46ª Assembleia Geral da ALIDE, de um memorando de entendimento do BNDES com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (Corporación Andina de Fomento – CAF). Voltado à promoção do avanço na cooperação entre as duas instituições, o documento visa à estruturação de novos instrumentos financeiros que possibilitem maior alocação de recursos privados para projetos de infraestrutura.
RIALIDE-BR
Paralelamente à 46ª Assembleia Geral da ALIDE desse ano, ocorreu o 3º Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento, promovido pela seção Brasil da Rede de Informação da Alide (Rialide-BR) e coordenado pelo BNDES. No evento, instituições de fomento como BNB, BB, BRDE e BDMG compartilharam informações sobre cultura, planejamento e gestão documental e do conhecimento pessoal.
Na ocasião, o BNDES apresentou a evolução do seu planejamento estratégico e os avanços e desafios da gestão de documentos no Banco, onde são protocolados 70 mil registros por mês. Provido de estrutura própria, que inclui equipamentos de microfilmagem de grande porte e laboratório de revelação, o BNDES possui um acervo de 50 milhões de fotogramas, totalizando 135 milhões de páginas microfilmadas, e 2,7 km de documentos físicos.
Visite o site da ALIDE.
Visite o site da Rialide-BR.