Nossa governança em desenvolvimento sustentável
Diversos colegiados e áreas do BNDES são envolvidos com a temática socioambiental, de acordo com seus respectivos papéis na organização. Sua atuação é acompanhada em diversas instâncias, como pode ser visto no esquema a seguir, com os respectivos participantes:
Conselho de Administração: o Conselho de Administração aprova políticas e planos de trabalho corporativos.
Comitê de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (CRSAC): o CRSAC orienta e faz recomendações à PRSAC do BNDES, inclusive quanto ao seu direcionamento estratégico e à sua supervisão.
Diretoria: aprova políticas e planos de trabalho operacionais. Um dos diretores é apontado como responsável pela Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC) junto ao Banco Central. O Comitê de Sustentabilidade (CS) coordena trabalhos relacionados ao tema no BNDES e monitora os planos plurianuais da PRSAC.
Superintendentes: entre outras atribuições, os Comitês Gerencial (CG) e de Crédito e Operações (CCOp) são responsáveis pela proposição e execução de políticas e planos de trabalho corporativos e operacionais.
O Comitê de Sustentabilidade (CS), de caráter consultivo e subordinado à Diretoria, é o principal fórum de debate de temas socioambientais, sendo formado por um conjunto de superintendentes com atuação relacionada a essa agenda, além de 4 diretores patrocinadores.
As reuniões ordinárias são bimestrais e suas recomendações são encaminhadas às alçadas competentes pela eventual aprovação, de acordo com as políticas e normativos internos que regulam a matéria.
Além dos colegiados apontados no quadro acima, diversas unidades do BNDES possuem atribuições específicas em relação ao tema.