Processo de Consulta Pública para Revisão da PRSAC
O Sistema BNDES prevê a participação de partes interessadas na revisão de sua Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC).
Como é feito esse processo?
1. Orientação
O Comitê de Responsabilidade Social Ambiental e Climática (CRSAC) é responsável pela orientação da PRSAC do BNDES e será consultado inicialmente para verificação de recomendações e considerações na revisão dessa Política.
2. Mecanismo
Para envolver as partes interessadas no processo de revisão da PRSAC do BNDES, é realizada a consulta pública por meio de formulário disposto no site da instituição.
3. Texto base
O documento disponibilizado para a consulta pública das partes interessadas é a PRSAC do BNDES vigente.
4. Partes interessadas
As partes interessadas, conforme disposto na PRSAC do BNDES, são:
- empregados do Sistema BNDES;
- clientes e usuários dos produtos e serviços do Sistema BNDES;
- investidores;
- comunidades impactadas pela atuação do BNDES; e
- fornecedores e outros parceiros relevantes do Sistema BNDES.
5. Divulgação
A consulta pública da PRSAC do BNDES é divulgada por meio de campanhas para imprensa, em redes sociais, no site do BNDES, na intranet, por listas de e-mails e por outras formas de comunicação que se definirem necessárias.
6. Relacionamento
O relacionamento com as partes interessadas é gerenciado por diferentes áreas do Sistema BNDES, que indicam a lista de contatos para a realização do engajamento.
7. Consolidação
As contribuições serão estruturadas e enviadas para consolidação e incorporação, no que couber, ao texto da revisão da PRSAC. Desse modo é construído e proposto o novo texto da PRSAC do BNDES a ser encaminhado para o rito de aprovação nas instâncias decisórias do Banco.
8. Aprovação
O Conselho de Administração (CA) é responsável por aprovar o novo texto da PRSAC do BNDES.
9. Publicação do novo texto
A nova PRSAC é publicada no site do BNDES e divulgada por meio de campanhas para a sua disseminação.