Desenvolver uma solução tecnológica para recuperação de solos contaminados e para tratamento de aguas contaminadas por metais pesados originados da drenagem acida de mina de bota-foras e barragens de rejeitos em mina de uranio, a partir da oxidação química com gás ozônio.
Parceiros>
Fundacao Parque de Alta Tecnologia da Regiao de Ipero
Iniciativa de inovação e tecnologia para tratamento de passivos ambientais da mineração de urânio.
O principal desafio tecnológico proposto neste projeto era desenvolver e testar um sistema de tratamento para oxidar metais pesados presentes no efluente líquido e nas pilhas de rejeito de mineração de urânio utilizando gás ozônio. Foram realizados mais de 400 experimentos, tendo como objetivo testar e aprimorar o processo e a tecnologia em questão. Grande parte dos testes foi realizada na Unidade de Tratamento de Minérios (UTM) das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Minas Gerais, onde foi construída a planta-piloto em escala compatível para se testar a efetividade do tratamento com ozônio. Foram também realizados testes para tratamento de efluentes contaminados pela atividade de mineração de carvão, em Criciúma/SC.
A tecnologia desenvolvida apresentou potencial de não apenas tratar o efluente, mas também recuperar os metais pesados nele presente – antes classificados como contaminantes.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.