FGEnergia
Com o objetivo de incentivar a implementação de projetos de eficiência energética, promovendo a redução das emissões de gases de efeito estufa e aumento da produtividade/competitividade das pequenas e médias empresas brasileiras, o BNDES lançou o FGEnergia.
Clique aqui e acesse o Questionário para Avaliação de Eficiência Energética. para avaliar online a aderência da ação ou projeto que poderá ser garantido pelo FGEnergia e obter o token a ser fornecido pela empresa à instituição financeira que realizará o financiamento.
Alinhamento Estratégico FGEnergia
O BNDES prioriza o tema da Eficiência Energética, de forma alinhada com o Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE e com os compromissos assumidos nas Contribuições Nacionalmente Determinadas – NDC.
Neste contexto, o Programa FGEnergia se relaciona com quatro missões do Planejamento Estratégico do BNDES:
- Missão Ambiental;
- Missão Micro Pequenas e Médias Empresas;
- Missão Estrutura Produtiva,
- Diversificar Produtos e Instrumentos Financeiros.
Além disso, o FGEnergia está alinhado com os seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS):
- Energia Limpa e Acessível (ODS7);
- Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8);
- Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9);
- Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11);
- Consumo e Produção Sustentáveis (ODS 12);
- Ação Contra Mudança do Clima (ODS 13).
FGEnergia e Lab Finanças Verdes
O FGEnergia nasceu a partir das discussões promovidas no Laboratório de Inovação financeira – LAB*.
Os representantes do BNDES no GT Finanças Verdes do LAB identificaram uma oportunidade de conjugar as agendas de i) eficiência energética e ii) soluções financeiras e de mitigação de riscos, para alavancar investimentos com adicionalidade socioambiental.
*Parceria entre a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a GIZ.
FGEnergia e Procel
O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) tem por objetivo promover as ações de eficiência energética na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como para o usuário final (Decreto nº 9.863/2019). O Procel foi criado pela Portaria Interministerial n° 1.877, de 30 de dezembro de 1985, que também definiu a Eletrobrás como secretaria executiva do Programa.
Desde 2017, o Procel abre anualmente chamadas públicas para selecionar projetos de eficiência energética, para aplicação de recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE).
O FGEnergia foi um dos projetos priorizados ao final do processo do 3º PAR Procel (2020/2021), que contou com mais de 70 propostas de projetos, sendo classificado em 2º lugar, dentre 29 propostas de projetos habilitados. Em junho de 2022, o BNDES recebeu R$ 40 milhões da Eletrobrás/Procel para iniciar as operações do FGEnergia, que pode viabilizar cerca de R$ 330 milhões em financiamentos para projetos de eficiência energética.
Parceria BNDES-GIZ- PotencializEE
A GIZ é a Agência Alemã de Cooperação Internacional especializada em projetos de cooperação e de desenvolvimento sustentável em escala mundial. O BNDES e a GIZ possuem um histórico de colaborações em prol do desenvolvimento sustentável.
Em dezembro de 2021, ambas instituições assinaram um acordo para formalizar a colaboração mútua no âmbito dos projetos PotencializEE e FGEnergia. Dentre os objetivos dessa iniciativa, destacam-se os seguintes: promoção de capacitações técnicas para instituições financeiras brasileiras sobre o financiamento de Eficiência Energética (EE); elaboração de um catálogo de tecnologias de EE industrial; e desenvolvimento de estudos técnicos para novos mecanismos financeiros.
Formulários
- Formulário de Solicitação de Habilitação ao FGEnergia (DOC - 43 kB)
- Termo de Adesão ao FGEnergia (DOC - 20 kB)