Taxa de Longo Prazo - TLP
Taxa projetada para contratos assinados em fevereiro de 2019 e com base na expectativa de inflação acumulada para os próximos 12 meses, disponibilizada no Sistema Gerador de Séries do BCB, do dia da divulgação da taxa pré da TLP.
A Taxa de Longo Prazo (TLP), desde 1º de janeiro de 2018, é o principal custo financeiro dos financiamentos do BNDES. Ela compõe a taxa de juros final, junto com as remunerações (spreads) do BNDES e dos bancos repassadores e a taxa de risco de crédito do cliente (saiba mais sobre a composição da taxa de juros do BNDES).
Entenda a TLP
A TLP mensal é composta de uma parcela de juros reais pré-fixados ("TLP-Pré") e da inflação (IPCA).
A TLP-Pré a ser utilizada pelo BNDES para os novos contratos será anunciada no início de cada mês pelo Banco Central. A partir da data de início de vigência dos contratos em TLP, a parcela de juro real será fixa, ao longo da vida dos contratos, variando apenas o componente da inflação, que é o IPCA.

Exemplo de cálculo de valor projetado da TLP:
TLP-Pré no mês da contratação: 2,70% ao ano
Se a inflação for de 4,0% ao ano*, a TLP será:
TLP = (1,027) x (1,04) – 1 = 6,808% ao ano
*Considerou-se uma projeção de inflação fixa para fins de demonstração. A inflação real irá variar mês a mês.
Valores da TLP
Mês | TLP-Pré | IPCA | TLP final |
---|---|---|---|
Mês da assinatura do contrato |
Definida pelo Banco Central | Projeção do IPCA para 12 meses após o mês correspondente |
Valor da TLP projetada para 12 meses após o mês correspondente |
fev/2019 | 4,00% a.a. | 7,10% a.a. | |
jan/2019 | 3,65% a.a. | 6,96% a.a. | |
dez/2018 | 3,44% a.a. | 6,52% a.a. | |
nov/2018 | 4,05% a.a. | 7,28% a.a. | |
out/2018 | 4,10% a.a. | 7,40% a.a. | |
set/2018 | 3,63% a.a. | 6,87% a.a. | |
ago/2018 | 3,73% a.a. | 6,84% a.a. | |
jul/2018 | 4,70% a.a. | 7,61% a.a. | |
jun/2018 | 4,35% a.a. | 7,04% a.a. | |
mai/2018 | 4,06% a.a. | 6,71% a.a. | |
abr/2018 | 3,84% a.a. | 6,56% a.a. | |
mar/2018 | 3,93% a.a. | 6,75% a.a. | |
fev/2018 | 3,95% a.a. | 6,80% a.a. | |
jan/2018 | 3,77% a.a. | 6,57% a.a. |
O valor do IPCA esperado acumulado para os próximos 12 meses, que compõe a TLP final projetada, pode ser encontrado diariamente no Sistema Gerador de Séries do BCB.
As taxas efetivas também podem ser consultadas em Moedas Contratuais do BNDES por meio das seguintes siglas e códigos:
- TLP TAXA PRE-FIXADA - código 777
- TLP-IPCA - código 236 (refere-se à inflação realizada)
Quais são as vantagens da TLP?
- Taxa real fixa: embora a antiga TJLP fosse nominalmente fixa, a variação da inflação tornava a taxa real volátil conforme o tempo. Com a TLP, a taxa de juro real é fixa do início ao fim do financiamento, causando menos instabilidade no custo dos financiamentos do que a TJLP. Tomadores da TLP terão certeza quanto à taxa real futura.
- Menos incerteza: a inflação é uma variável de melhor previsibilidade (com perspectivas do mercado e do governo) em relação à TJLP e com uma “âncora” dada pelo regime de metas.
- Adequação à realidade: embora a variação do IPCA possa afetar o custo do financiamento, esse impacto será minimizado pelos eventuais reajustes dos preços de venda dos produtos e serviços pela inflação.
Metodologia de cálculo da TLP
A taxa de juros reais da TLP a ser utilizada pelo BNDES para os novos contratos, pré-fixada, será anunciada a cada mês pelo Banco Central. A partir da data de início de vigência dos contratos em TLP, a TLP-Pré, parcela de juro real, será fixa, ao longo da vida dos contratos, variando apenas o componente da inflação, que é o IPCA (com a defasagem prevista na Resolução Bacen 4.600).
A TLP-Pré é baseada na média de três meses da taxa de juro real do título público NTN-B de 5 anos.
Para uma transição mais suave da TJLP para a TLP, foi estabelecido que:
a) há um fator de redução da taxa de juro real da NTN-B de cinco anos, denominado alfa (α). Este fator é válido por um ano e sobe progressivamente até 2023, quando a TLP-Pré igualará a taxa de juro real da NTN-B; e
b) em 1º de janeiro de 2018, a primeira TLP seria igual à TJLP vigente na mesma data.
Logo:
Portanto, o fator alfa (α) para 2018 é 0,57, calculado a partir da taxa de juros reais da NTN-B e da projeção do IPCA, de forma que a TLP para janeiro de 2018 se igualasse à TJLP. Esse fator α aumentará ano a ano até ser igual a 1 em 2023.
Ano | Fator alfa |
---|---|
2018 | 0,57 |
2019 | 0,66 |
2020 | 0,74 |
2021 | 0,83 |
2022 | 0,91 |
2023 em diante | 1,00 |
Mais informações
► Simule parcelas do financiamento com TLP (planilha voltada para agentes financeiros credenciados)
► Assista ao webinar do BNDES sobre a TLP (transmitido dia 16.01.2018)
► Acesse a apresentação sobre a TLP (PDF - 970 kB)
► Leia o manual da TLP (detalhado).