Histórias do Microcrédito - Costura
Maria Lúcia Justino - Indaial (SC)
Aos 30 anos, Maria Lúcia Justino se preparava para deixar a roça. Na bagagem, um divórcio, dois filhos e o sonho de ser costureira. Hoje, aos 51 anos, casada novamente e mãe de três filhos, a microempreendedora de Indaial (SC) é dona da Confecções Luadri, empreendimento que fatura cerca de R$ 360 mil por ano e gera mais de 20 empregos diretos.
Logo que chegou à cidade, Maria Lúcia foi trabalhar. Conseguiu emprego na Companhia Lorenz, do ramo alimentício, onde ficou um ano e oito meses, mas recorda: “Ainda não era o que eu queria... eu gostava muito de costurar em casa já”. Determinada, aprendeu o ofício em uma confecção perto de casa e logo passou a prestar serviço para a Malharia Sulfabril.
Seu primeiro BNDES Microcrédito foi adquirido em 2007 junto à Blusol - Instituição Comunitária de Crédito Blumenau - Solidariedade. Com os recursos – ao todo já foram cinco empréstimos – saiu da garagem de casa, comprou novas máquinas, construiu um galpão e um refeitório e preparou sua empresa para receber a certificação da ABVTex (fiscalização).
Atualmente, sua tecelagem confecciona, monta e faz o acabamento de peças para grandes magazines do varejo, como C&A, Renner, Marisa, Ellus Colcci e Triton. Para o futuro próximo, Maria Lúcia já tem planos: “Quero começar a produzir uniformes com a logomarca bordada pra pequenas empresas. Acho que vai dar certo”.