Programa Fundo Clima – Ferramenta de Cálculo de redução de GEE’s
Buscando mensurar de forma eficaz os resultados de sua atuação no Programa Fundo Clima, o BNDES elaborou, em parceria com a FGV, uma ferramenta para calcular a redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) vinculada a projetos financiados com recursos do programa.
A calculadora é composta por 18 metodologias, agrupadas de acordo com os oito subprogramas do Fundo Clima, e utiliza informações qualitativas e quantitativas para chegar aos resultados de emissões GEE evitadas.
Com a aplicação da ferramenta nas operações diretas contratadas no ano de 2022 (apenas nas quais há metodologia aplicável), estima-se uma redução de emissões de GEE em torno de 6,774 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) ao longo da vida útil dos empreendimentos, estimada pelo tempo do financiamento. A redução proporcional à parcela financiada pelo Fundo Clima é de, aproximadamente, 1,794 milhões de tCO2e.
Compartilhamos a ferramenta nesta página para consulta e uso de outras instituições financeiras, interessadas em medir a redução de emissão de GEE nos projetos que apoiam.
Acesse:
- Calculadora de redução de emissão de GEE – Programa Fundo Clima (ZIP - 8,4 MB)
- Guia para utilização da ferramenta (PDF - 4,8 MB)
Metodologia
A primeira versão da ferramenta, que contou com o patrocínio da Embaixada Britânica no Brasil e da Latin America Regional Climate Initiative (LARCI), dentro do Projeto “Crédito Verde no Brasil, foi elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV - São Paulo (GVces), com referência nas metodologias aprovadas e utilizadas pela Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima para aprovação de projetos vinculados a mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL). Sua publicação foi feita em agosto de 2016, e anualmente os fatores de emissão do SIN utilizados na ferramenta são atualizados.
Em maio de 2017, através de uma de cooperação técnica entre KfW e BNDES, foi elaborada, com a participação novamente do GVCes, uma nova versão da ferramenta, proporcionando uma revisão evolutiva das metodologias TE1 - Transporte urbano de passageiros sobre trilhos e TE3 - Apoio a módulos de projetos de Bus Rapid Transit (BRT’s). Este trabalho visou o aperfeiçoamento da ferramenta no sentido de torná-la mais amigável para usuários não técnicos, buscando variáveis de cálculo mais próximas do projeto antes de ser realizado, bem como permitindo outra forma de cálculo para o mesmo projeto já em plena operação, sempre procurando aderência com padrões aplicáveis. Onde também se atualizou entre outros, o Fator de emissão da rede - SIN (2018).