31 de março de 2008
Seminário no BNDES discutirá a condição das mulheres no desenvolvimento econômico
O BNDES, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, realiza nesta quarta-feira, dia 2, o seminário “Trabalho, Empreendedorismo e Autonomia da Mulher”. O evento será aberto às 10h pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e pela ministra da SPM, Nilcéa Freire, e contará também com as presenças do diretor da área de Inclusão Social e Crédito do Banco, Elvio Gaspar, e da secretária de estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva.
Após a abertura, a ministra Nilcéa Freire apresentará aos participantes o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, lançado no último dia 5 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O plano prevê um conjunto de 392 ações distribuídas em 11 áreas de atuação, dentre elas, o capítulo que trata da Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho com Inclusão Social.
O seminário tem por finalidade discutir o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o fortalecimento das atividades empreendedoras das mulheres, fundamentadas em uma visão estratégica de eqüidade de gênero. O debate ratifica mais uma diretriz do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, na perspectiva da relação entre autonomia feminina e desenvolvimento econômico e social. Para o conjunto das trabalhadoras, a igualdade de oportunidades na vida e no trabalho ainda é um objetivo a ser alcançado, embora muitos avanços tenham se concretizado nessa direção.
Participa também, como palestrante, a coordenadora nacional do Programa de Empreendedorismo e Igualdade de Oportunidade de Gênero, Raça e Etnia para o Mercosul, Solange Sanches, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Na ocasião, Luciano Coutinho assinará o termo de compromisso já assumido pelo Banco, para continuar implementando em sua política de pessoal, a eqüidade de gênero.