BNDES aprova operação de R$ 2,15 bi para Grupo ALL
O BNDES aprovou financiamento no valor de R$ 2,15 bilhões para a implementação do plano de investimentos das Concessionárias Ferroviárias do Grupo ALL no período 2009/2012.
O BNDES aprovou financiamento no valor de R$ 2,15 bilhões para a implementação do plano de investimentos das Concessionárias Ferroviárias do Grupo ALL (América Latina Logística) no período 2009/2012. A estratégia da empresa é aumentar sua capacidade de transporte.
O apoio do BNDES corresponde a aproximadamente 73% do investimento financiável, que inclui melhoramentos na via permanente, aquisição de material rodante e de equipamentos, instalação de sistema de informática e de segurança nas operadoras ferroviárias Malha Sul, Malha Paulista, Malha Oeste e Malha Norte.
Entre os méritos do projeto, destaca-se a ampliação da capacidade das ferrovias do Grupo ALL, gerando opções logísticas mais eficientes para o escoamento da safra e atendimento das plantas industriais existentes nas regiões abrangidas pelas malhas ferroviárias pertencentes ao Grupo ALL.
Os investimentos em material rodante contemplam a aquisição de 143 locomotivas, além da reforma e da recuperação de 88 locomotivas. Prevêem ainda a aquisição, recuperação e reestruturação de mais de onze mil vagões.
Além da construção de terminais e de pátios de movimentação de cargas, o empreendimento inclui obras de duplicação de via permanente.
O plano de investimento apoiado pelo BNDES contribuirá para a redução de custos logísticos e, ainda, permitirá a redução de acidentes nas estradas e de emissões de poluentes.
Empresa - O Grupo ALL administra uma malha ferroviária de mais de 21 mil quilômetros de extensão, cobrindo os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a região Central da Argentina. A área de influência do grupo atinge também o Paraguai e o Uruguai, além de servir ao Chile por rodovias a partir da base logística intermodal de Mendoza, na Argentina.
A ALL opera uma frota de cerca de 1,1 mil locomotivas, 31 mil vagões e mil caminhões, entre próprios e de terceiros.