BNDES e prefeitura do Rio de Janeiro assinam contrato do BRT Transcarioca
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro assinaram nesta segunda-feira, 10, contrato de financiamento no valor de R$ 1,2 bilhão para implantação do sistema BRT Transcarioca, que ligará a Zona Oeste ao Aeroporto Internacional do Galeão, na Zona Norte
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro assinaram nesta segunda-feira, 10, contrato de financiamento no valor de R$ 1,2 bilhão para implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Transcarioca, que ligará a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, ao Aeroporto Internacional do Galeão, na Zona Norte.
Participaram da cerimônia de assinatura o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, além do ministro do Esporte, Orlando Silva. O financiamento foi aprovado em novembro do ano passado e viabilizará uma das principais intervenções de competência do município, no que se refere à mobilidade urbana, para preparar a cidade para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Os recursos do BNDES correspondem a 74,5% do investimento total destinado às obras de infraestrutura necessárias à operação do BRT. O sistema contemplará um corredor viário de duas faixas segregadas, uma em cada sentido, e terá aproximadamente 39 km de extensão (28 km na ligação Barra – Penha e 11 km na ligação Penha – Ilha do Governador).
Coutinho ressaltou que o BNDES está trabalhando para estimular a utilização de combustíveis alternativos. “Queremos ajudar a criar um sistema de tração híbrido, para reduzir e, se possível, substituir o diesel”, afirmou. “O BNDES está empenhado em transformar esse BRT num paradigma do uso de energia alternativa e competitiva no transporte público de massa”, completou.
De acordo com o presidente, o Banco trabalhará junto com o setor privado para chegar à melhor alternativa possível à época da implantação. “Queremos aproveitar essa oportunidade para induzir desenvolvimento tecnológico com vistas à sustentabilidade ambiental”, disse, afirmando esperar que “em 2014 e 2016 o Rio de Janeiro possa mostrar ao mundo essa face renovada, com qualidade de vida e respeito ambiental”.
Uma vez implantado, o BRT Transcarioca reduzirá o tempo de deslocamento entre a Zona Norte do Rio de Janeiro e as regiões da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá. Também deverão diminuir os acidentes e os congestionamentos nas principais vias do seu entorno.
O objetivo da prefeitura é utilizar este projeto como piloto para a racionalização e o ordenamento do sistema de transporte coletivo municipal, por meio de ações estruturais, que permitam integrar os diversos modos (trem, metrô, ônibus, barca e bicicleta). “Essa é a intervenção mais importante dentre todos os BRTs que iremos fazer na cidade. Não é só uma obra de transporte: ela reestrutura o subúrbio do Rio de Janeiro”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.