BNDES e Caxias do Sul firmam parceria para desenvolvimento da educação infantil
Contrato de parceria assinado prevê a prestação dos serviços técnicos para estruturação de projeto voltado à construção e manutenção de até 35 unidades de educação infantil no município

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o município de Caxias do Sul (RS) assinaram contrato de parceria para a prestação dos serviços técnicos para estruturação de projeto voltado à construção e manutenção de até 35 unidades de educação infantil. A iniciativa envolve também a participação do setor privado por meio do regime de concessão administrativa de transferência dos serviços não-pedagógicos.
A solenidade de assinatura aconteceu na sede da prefeitura de Caxias do Sul e contou com as presenças do superintendente do BNDES, Ricardo Antonio Rodrigues e dos chefes de departamento do Banco, Romero Albuquerque e Robson Eneas de Oliveira, além do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.
As atividades que serão desenvolvidas pelo BNDES incluem estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos serviços, além do acompanhamento do cronograma. Também caberá ao Banco a interação com os públicos de interesse, assim como o apoio ao leilão de concessão. A expectativa é que o projeto seja licitado em meados de 2024.
Sobre o parceiro de projeto — Com cerca de 500 mil habitantes, Caxias do Sul tem em operação 48 unidades municipais de educação infantil - 33 próprias e 15 em imóveis alugados -, para o desafio de atender 15 mil crianças. A estrutura atual, no entanto, permite que apenas um terço da demanda consiga ser suprida; outros 5.000 alunos são alocados em unidades particulares, e os demais 5.000 aguardam em fila de espera por um lugar na rede municipal de ensino. O projeto tem como expectativa resolver a falta de vagas na educação infantil da cidade.
Sobre o BNDES — Ao longo de seus 70 anos de história, o BNDES vem sendo o principal instrumento de Governo para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira, além de ser um dos principais financiadores de micro, pequenas e médias empresas do País. O Banco tem importante atuação anticíclica em momentos de crise, como um dos formuladores das soluções para a retomada do crescimento da economia. Atualmente, o BNDES também atua com foco na criação e manutenção de empregos, na melhoria dos serviços públicos do Brasil, como educação, saúde e saneamento, além de apoiar o País na transição justa para uma economia neutra em carbono. O Banco tem como propósito transformar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento sustentável.