Com estruturação do BNDES, edital de concessão do metrô de Belo Horizonte é publicado
Leilão na B3 está previsto para 22 de dezembro Investimento total é estimado em R$ 3,5 bilhões ao longo de 30 anos Recursos serão aplicados na requalificação dos 28,1 km de extensão da linha existente e na construção de nova Linha, que terá 10,5 km
O BNDES publicou nesta sexta-feira (23) o edital para alienação das ações correspondentes à integralidade do capital social do Veículo de Desestatização MG Investimentos S/A (VDMG) associada à outorga, pelo Estado de Minas Gerais, da concessão do serviço público de transporte metroferroviário de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A vencedora do leilão, por meio da subsidiária Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-MG), será responsável pela gestão, operação e manutenção da rede, incluindo a Linha 1 (linha Novo Eldorado–Vilarinho) e a Linha 2 (linha Nova Suíça-Barreiro). O leilão está previsto para 22 de dezembro, na B3, em São Paulo (SP).
O investimento total estimado do projeto é de R$ 3,5 bilhões, ao longo dos 30 anos do contrato de concessão. Sairá vencedor do leilão a proponente que oferecer o maior valor para a aquisição das ações. O valor mínimo é de R$ 19.324.304,67 (dezenove milhões, trezentos e vinte e quatro mil, trezentos e quatro reais e sessenta e sete centavos).
Atualmente, a rede de transporte metroferroviário em Minas Gerais possui uma linha (Linha 1), que atende aos municípios de Belo Horizonte e Contagem, compreendendo 19 estações e 28,1 km de extensão.
Os investimentos previstos para o projeto incluem a requalificação e ampliação da linha existente em mais uma estação (Novo Eldorado no município de Contagem), assim como a construção da Linha 2, que terá sete novas estações e 10,5 km de extensão. Os estudos indicam que após os investimentos o sistema deve beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente, dos quais 50 mil devem utilizar a nova Linha 2. A previsão é que as novas estações comecem a ser inauguradas em a partir do 4º ano da concessão e que todas estejam operacionais no 6º ano.
A CBTU é uma empresa pública, sendo a União Federal proprietária de 100% de suas ações. Além de Belo Horizonte, através da subsidiária CBTU-MG, a CBTU também opera os serviços públicos de transporte metroferroviário urbano de passageiros nas regiões metropolitanas do Recife, Maceió, João Pessoa e Natal.
O edital da licitação, seus anexos, bem como todas as informações sobre a desestatização podem ser obtidos no site e no Hub de Projetos do BNDES.