Com rodovias gaúchas, BNDES conclui primeiro leilão rodoviário de sua Fábrica de Projetos
Consórcio Integrasul fará a gestão das rodovias entre Serra Gaúcha, Vale do Caí e Região Metropolitana de Porto Alegre Estão previstos investimentos de R$ 3,4 bilhões ao longo de 30 anos com 116,4km de duplicações e 59,9km de terceiras faixas Mesmo em novo cenário global de alta nos insumos, sucesso do leilão é considerado sinal positivo para continuidade das concessões rodoviárias
O consórcio Integrasul – formado pelas empresas Silva & Bertoli Empreendimentos, do grupo Neovia, e a Gregor Participações, da Greca Asfaltos – arrematou em leilão realizado nesta quarta-feira (13) na B3 a concessão de 271 km de rodovias no Rio Grande do Sul. Os trechos estão localizados entre a Serra Gaúcha, o Vale do Caí e a Região Metropolitana de Porto Alegre. O desconto oferecido pelo consórcio sobre o valor de pedágio foi de 1,3%.
O projeto envolve exploração, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da infraestrutura de transportes dos trechos rodoviários integrantes das Rodovias ERS-122 (168,65 km), ERS-240 (33,58 km), RSC-287 (21,49 km), ERS-446 (14,84 km), RSC-453 (19,98 km) e BRS-470 (13 km).
Estão previstos investimentos de R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 2,2 bilhões nos sete primeiros anos da concessão. A futura concessionária será responsável pela duplicação de 116,4 quilômetros de rodovias e implantação de 59,9 quilômetros de terceiras faixas, além de 105 dispositivos de interseção, 45 passarelas, 98 adequações de acesso, 39,53 quilômetros de marginais, 3 áreas de escape, entre outros. No final da concessão, mais de 70% de toda a extensão do bloco será composta por rodovias duplicadas, melhorando o tráfego e a segurança dos usuários.
Será o primeiro projeto leiloado da Região Sul a contar com uma ciclovia, que terá extensão de 10 quilômetros, interligando as cidades de Farroupilha e Caxias do Sul. Outro destaque é a previsão de instalação de 10 pontos de passagens de fauna, que têm demonstrado eficácia na redução de atropelamento de animais e de acidentes envolvendo motoristas.
O Bloco 3 juntamente com os Blocos 1 e 2 integram o Projeto de Concessão de 1.151,19 quilômetros de rodovias no Estado do Rio Grande do Sul que estão sendo estruturados pelo BNDES. Os trechos rodoviários do Bloco 3 interligam a Região da Serra, conhecida por sua Rota do Vinho, à Região Metropolitana de Porto Alegre, passando por municípios como Flores da Cunha, Caixas do Sul, Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves. A Região da Serra destaca-se pela produção de vinho e espumante, agropecuária e turismo, além de possuir o segundo maior polo metal-mecânico do país. Outra região de destaque do Bloco 3 é o Vale do Caí, com sua economia baseada na avicultura, pecuária, fruticultura e indústria de transformação, em especial as relacionadas à agricultura e pecuária.
“Este foi o primeiro lote de 271 km de um total de 18.000 km de rodovias a serem leiloados com estruturação do BNDES. O projeto mobilizará R$ 3,4 bilhões em investimentos e elevará a logística da Serra Gaúcha à altura de sua vocação turística e econômica. O sucesso deste leilão despertará um interesse ainda maior pelos próximos blocos que levaremos a mercado em parceria com o Governo do Rio Grande do Sul, com potencial de geração de mais de 13 mil empregos diretos e indiretos nos próximos 5 anos”, afirmou o diretor de Concessões e Privatizações do BNDES, Fábio Abrahão.
“O marco de hoje, o segundo processo de concessão de rodovias que ligam áreas tão importantes do Estado do Rio Grande do Sul, a capital à segunda maior cidade, Caxias do Sul - um polo mecânico, e às cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Carlos Barbosa - que é um polo turístico. A modelagem e a estruturação são importantes para trazerem parceiros privados, o consórcio Integrasul. É o começo de um grande casamento, em que temos responsabilidades mútuas”, comentou o secretário extraordinário de Parcerias do Estado do Rio Grande do Sul, Leonardo Busatto.
O BNDES e Rodovias - Para alcançar os objetivos estratégicos de sua agenda para o desenvolvimento do País, o Banco passou a atuar como uma fábrica de projetos e serviços, estruturando parcerias com o setor público, novos investidores e operadores qualificados, visando desenvolver soluções privadas para problemas públicos.
A carteira de projetos de rodovias do BNDES é composta por mais de 12 mil quilômetros em todo o país, sendo composta por trechos federais e estaduais. Recentemente, o projeto de Rodovias Federais – 6.700 km, Lote CN, concessão de aproximadamente 2.500 quilômetros de rodovias federais distribuídos entre os estados de Mato Grosso, Goiás e Rondônia foi levado à Consulta Pública, e o projeto de Rodovias MG – Subsistema 1, composto por cerca de 1.100 quilômetros de rodovias no Triângulo Mineiro e Sul de Minas teve seu edital publicado em dezembro de 2021.
Sobre o BNDES - Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.