Modalidades e Critérios de Seleção de Fundos de Investimentos
A seleção de Fundos será realizada por meio de Chamada Pública realizada pelo Sistema BNDES ou por meio de Consulta Prévia, desde que observados os critérios abaixo.
Apoio por meio de chamada pública
A seleção de fundos e seus gestores pode ser feita por meio da realização de Chamadas Públicas específicas ou multissetoriais. Cada Chamada Pública é precedida de uma avaliação que busca identificar as necessidades e oportunidades de investimentos em determinados setores do mercado, cadeias produtivas ou regiões para, combinada com a análise e planejamento da carteira de valores mobiliários, atender às diretrizes estratégicas do Sistema BNDES.
Numa Chamada Pública para seleção de um fundo e seu gestor, são definidos e informados aos participantes da concorrência o objetivo e critérios do processo de seleção, dentre eles: (i) objetivo da Chamada Pública; (ii) participação máxima do Sistema BNDES; (iii) critérios eliminatórios e classificatórios para a seleção dos fundos; e (iv) formas de remuneração.
Os interessados em participar do processo seletivo formalizam uma Consulta Prévia com a proposta do fundo e a encaminham ao Sistema BNDES. A seleção do fundo e de seu respectivo gestor é realizada pela BNDESPAR com base em critérios de seleção definidos no edital da Chamada Pública aprovada pela Diretoria.
Após o processo de seleção, a proposta vencedora é submetida aos trâmites de enquadramento de operações do Sistema BNDES. Uma vez enquadrada, a proposta passa para a fase de análise, na qual são discutidos aspectos jurídicos e gerenciais, bem como regulamento do fundo. É verificada a exequibilidade da proposta apresentada, cabendo ao gestor vencedor o ônus de comprová-la. Posteriormente, a proposta vencedora tem a sua contratação submetida à apreciação da Diretoria da BNDESPAR.
Chamadas em andamento
Chamadas encerradas
- Chamada Pública para seleção de fundos de investimento em participações – Capital Semente e Venture Capital - 2023
- Chamada Pública para seleção de fundos de investimento de Impacto
- Chamada Pública para seleção de gestor do Criatec IV ASG
- Chamada Pública para a Seleção de Fundos de Investimento em Infraestrutura
- Chamada Multissetorial para a Seleção de Fundos de Investimento - 2018
- Seleção de Fundo de Investimento em Participações no setor de Internet das Coisas – Internet of Things (IoT)
- Seleção de Fundos de Crédito para Micro, Pequenas e Médias Empresas
- Seleção de Instituição Financeira para Coordenar, Estruturar e Distribuir as cotas do FIDC Debêntures de Infraestrutura
- Seleção de gestor do FIDC Debêntures de Infraestrutura
- Seleção de gestor do Fundo de Energia Sustentável
- Seleção de Fundo de Coinvestimento Anjo para apoio a startups inovadoras
- Seleção de fundos de crédito para Pequenas e Médias Empresas Inovadoras
- Segunda Chamada Multissetorial para a Seleção de Fundos de Investimento
- Seleção de Gestor Nacional do Fundo Criatec III
- Primeira Chamada Multissetorial para a Seleção de Fundos de Investimento
- Seleção de Fundo nos setores aeroespacial, aeronáutico, de defesa e de segurança
- Seleção de Gestor do Fundo Nordeste
- Fundos da série Criatec
- Chamada Pública BNDES Fundos de Venture Capital - TIC e foco transversal
- Programa BNDES Empresas Sustentáveis na Amazônia
- BNDES Fundo de Inovação em Meio Ambiente
- Chamada Pública BNDES Fundo Mercado de Acesso
Apoio por meio de Consulta Prévia
O Sistema BNDES poderá contratar, por meio de Consulta Prévia, fundos cuja tese de investimento seja compatível com as prioridades estabelecidas no planejamento estratégico vigente, que já estejam em estágio avançado de captação e que contem com compromisso firme de ao menos uma Instituição Financeira de Desenvolvimento ou de um Fundo Soberano.
A contratação de fundos por Consulta Prévia depende do atendimento de alguns requisitos, detalhados na página específica de cada um dos Produtos vigentes: