Na década de 1890, uma grande leva de imigrantes ucranianos chegou ao Brasil, fugindo da opressão da Rússia e do império austro-húngaro, que dominavam uma Ucrânia dividida. Parte deles seguiu em direção aos municípios de Curitiba, Mallet e Prudentópolis, no Paraná, e lá, instalou-se em colônias.
Construída há mais de um século, a Igreja de São Miguel Arcanjo é o primeiro templo da imigração ucraniana no Brasil, e foi erguida pela própria comunidade imigrante, utilizando madeira de araucária, árvore típica do Paraná, e empregando técnica de construção por encaixes proveniente da Ucrânia.
Representante da diversidade cultural do Brasil, a igreja, conhecida também como Igreja de Mallet, foi reinaugurada em 2011, após quase dois anos fechada para restauro, com festa típica e missa em rito católico-bizantino, celebrada de costas para os fiéis.
O apoio do BNDES contribuiu para o restauro de elementos arquitetônicos e artísticos do monumento, com reforço das peças estruturais da cobertura, recuperação dos telhados, demolição da área da catequese e do galpão de festas e execução de nova sacristia, localizada na parte externa da construção.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.