O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 5 de junho de 1979. Situado no sudeste do Piauí, região do semiárido nordestino, com fauna e flora específicas da caatinga, o parque é tombado pelo Iphan, e foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, em 1991, por seu valor cultural e histórico.
O espaço apresenta a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, contando com mais de mil sítios cadastrados, dos quais mais de seiscentos com pinturas rupestres e cerca de 170 abertos a visitação. Ao longo de diversas trilhas, além de monumentos geológicos e de vistas panorâmicas, é possível encontrar tesouros, como pedaços de cerâmicas de quase nove mil anos; pinturas rupestres gravadas sobre paredes rochosas; e também sítios históricos, como as casas de antigos maniçobeiros que habitaram o lugar até meados do século XX.
O apoio do BNDES visou à restauração e à conservação das pinturas rupestres, que representam uma grande variedade de temas, como cenas de caça, sexo e guerra, formando um importante registro dos antigos costumes e simbolismos das populações que habitaram a região.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.