Apoio à preservação de acervos
Em dez anos de atuação no setor de acervos memoriais, o apoio do BNDES a projetos de preservação de acervos foi realizado prioritariamente por meio de seleções públicas onde mais de R$ 42 milhões foram investidos em 125 projetos referentes a arquivos documentais e científicos, museus históricos e de arte, bibliotecas de obras raras, centros universitários, entre outros, distribuídos em todas as regiões do País.
Os números comprovam que o Banco é um dos maiores parceiros de ações de preservação de acervos do Brasil. O BNDES apoia a preservação e o acesso aos acervos como forma de contribuir para o fortalecimento de instituições públicas e privadas de guarda, inclusive para a melhoria das condições de atendimento e uso pela sociedade.
Foram apoiados projetos em uma ou mais das seguintes categorias: catalogação, gerenciamento ambiental, instalação de sistemas de segurança, higienização e acondicionamento, melhoria de infraestrutura, restauração e visitação.
A partir de 2016, o foco do apoio à preservação de acervos se dá por meio do BNDES Fundo Cultural.
Saiba mais sobre o apoio à Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro do Fundo Cultural.
Veja também:
- O setor de acervos memoriais brasileiros e os dez anos de atuação do BNDES: uma avaliação a partir da metodologia do Quadro Lógico (artigo publicado na Revista do BNDES)