Ouvidoria: O que é? Para que serve?
Concebidas como uma instância para possibilitar a participação dos cidadãos e aprimorar o controle social sobre as instituições públicas, as ouvidorias públicas promovem e garantem os direitos de cidadania, por meio do diálogo e da prestação de contas. Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.
Veja a relação completa das Ouvidorias do Poder Executivo Federal.
A Ouvidoria do BNDES
Criada em 2003, a Ouvidoria do BNDES vem fortalecendo o diálogo entre a sociedade e as áreas internas do Banco, prestando os esclarecimentos necessários ao cidadão (público interno e externo) e sugerindo à Alta Administração aperfeiçoamentos de normas e procedimentos a partir da análise das manifestações recebidas.
Com o objetivo de acolher e responder demandas, bem como de induzir reflexões e melhorias na Instituição, a Ouvidoria, de forma autônoma, imparcial e sigilosa, debate os anseios manifestados pelos cidadãos com as demais áreas do Banco, contribuindo para a construção de um ambiente que valorize o diálogo, o aperfeiçoamento do processo democrático e a inclusão social.
Para mais informações sobre a Ouvidoria do BNDES, consulte a seção Por Dentro da Ouvidoria do BNDES.
Quando usar a Ouvidoria?
A Ouvidoria do BNDES poderá ser acessada para o encaminhamento de sugestões, denúncias e agradecimentos/elogios em 1ª instância ou, ainda, de reclamações, solicitações e dúvidas não solucionadas através dos canais de atendimento convencionais.
Denúncias
A Ouvidoria é o canal de recebimento de denúncias do BNDES.
É importante registrar que a Ouvidoria do BNDES, em obediência às disposições da Instrução Normativa Conjunta nº 01 CGR/OGU, de 24.06.2014, recebe, também, denúncias anônimas.
Caso o denunciante queira ser comunicado a respeito do tratamento da questão ou, ainda, para permitir que a Ouvidoria obtenha mais detalhes para fundamentar a abertura de uma apuração, é necessário que o denunciante, ainda que anônimo, forneça um telefone ou um email válido para contato.
Importante: A Ouvidoria tem a obrigação legal de manter o sigilo a respeito da identidade do denunciante de boa-fé.
Faça uma denúncia à Ouvidoria.
Saiba como a Ouvidoria realiza o tratamento de sua demanda.
Meios de Acesso e Disponibilidade
A Ouvidoria do BNDES poderá ser acessada por meio dos seguintes canais:
- Atendimento telefônico gratuito: 0800 702 6307;
- Meio eletrônico: Fale com a Ouvidoria;
- Caixa Postal 15054 – Av. República do Chile 100/21º andar, CEP 20031-120, Rio de Janeiro – RJ)
- Fax (21) 2172-7117; e
- Atendimento presencial com agendamento prévio.
Os canais eletrônicos estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O atendimento telefônico é feito nos dias úteis das 8h às 20h.
O atendimento presencial está disponível das 10 às 18 horas , de segunda a sexta-feira, com exceção dos dias nos quais for feriado na cidade do Rio de Janeiro, ou quando houver alterações no horário normal de expediente de trabalho, hipótese na qual prevalecerá o horário de expediente especificamente definido.