Por dentro da Ouvidoria do BNDES
Criada em 2003, a Ouvidoria do BNDES representa a voz do cidadão dentro da Instituição. Trata-se de uma ferramenta que, fundamentada na transparência e na responsabilidade social, internaliza os anseios da sociedade por meio da análise qualitativa e quantitativa das demandas recebidas, procurando estreitar os laços entre o BNDES, seus clientes e o público em geral.
A Ouvidoria utiliza a mediação e o diálogo como forma de prover respostas ao público externo e interno (empregados e colaboradores) em suas relações com as empresas integrantes do Sistema BNDES.
O trabalho da Ouvidoria só se concretiza por meio de parceria com todas as Áreas do Banco e com o comprometimento de cada empregado da Instituição, na medida em que trata individualmente as manifestações recebidas e extrai possibilidades de melhorias de processos internos.
A Ouvidoria está vinculada ao Conselho de Administração do BNDES, o que permite uma comunicação direta com a Alta Administração e sinaliza disposição para apreender e internalizar as demandas do cidadão, sujeito ativo da Administração Pública.
Para conhecer as Normas e Procedimentos da Ouvidoria do Sistema BNDES, clique aqui.
Atribuições da Ouvidoria
A Ouvidoria atua como canal de intermediação entre o Sistema BNDES e o seu público interno e externo. Para tanto, desenvolve duas funções precípuas:
- O tratamento individual da demanda – para prover uma resposta ao manifestante; e
- O tratamento qualitativo das mensagens – para propor melhorias nos procedimentos e rotinas da Instituição.
A Ouvidoria tem a missão de atuar junto à Alta Administração, sugerindo aperfeiçoamentos necessários a partir da análise das manifestações recebidas.
Princípios orientadores da Ouvidoria
Para cumprir a sua missão, a Ouvidoria age com transparência nas relações com a sociedade, com os órgãos e entidades do Poder Público e com os demais públicos de interesse. Desempenha suas atividades com autonomia, imparcialidade e independência, zelando pela isenção, ética, boa-fé e sigilo das informações e alicerçando a sua atuação nos princípios constitucionais norteadores da atuação da Administração Pública.
Fluxo de Tratamento das Mensagens Recebidas
Estatísticas, Relatórios e Normas da Ouvidoria do BNDES
- Plano de Trabalho da Ouvidoria (DOCX - 15 kB)
- Regulamento da Ouvidoria das Empresas do Sistema BNDES (PDF - 232 kB)
- Ocorrências por Região/Estado (XLS - 1,0 MB)
- Ocorrências por personalidade jurídica (XLS - 1,5 MB)
- Ocorrências por tipo de manifestação (XLS - 1,0 MB)
- Relatório de Atividades da Ouvidoria - 2º semestre de 2015 (PDF - 166 kB)
- Relatório de Atividades da Ouvidoria - 1º semestre de 2016 (PDF - 1,6 MB)
- Relatório de Atividades da Ouvidoria - 2º semestre de 2016 (PDF - 3 MB)
- Relatório de Atividades da Ouvidoria - 1º semestre de 2017 (PDF - 486 kB)
- Relatório de Atividades da Ouvidoria - 2º semestre de 2017 (PDF - 494 kB)
- Relatório de Atividades da Ouvidoria - 1º semestre de 2018 (PDF - 689 kB)
- Relatório de Atividades da Ouvidoria - 2º semestre de 2018 (PDF - 2,8 MB)
- Relatório de Atividades da Ouvidoria - 1º semestre de 2019 (PDF - 7,9 MB)
- Relatório de Atividades da Ouvidoria - 2º semestre de 2019 (PDF - 3 MB)
- Relatório de Atividades da Ouvidoria - 1º semestre de 2020 (PDF - 4,4 MB)
- Relatório de Atividades da Ouvidoria - 2º semestre de 2020 (PDF - 2,5 MB)
- Relatório de Atividades da Ouvidoria - 1º semestre de 2021 (PDF - 17 MB)
- Relatório de Atividades da Ouvidoria - 2º semestre de 2021 (PDF - 18 MB)