Governança e controle
Governança corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, normativos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é administrada. O termo inclui também a forma como se dão as relações entre os diversos atores envolvidos, como são estabelecidos e atingidos os objetivos organizacionais e a existência de mecanismos específicos de controle, que transmitam segurança aos tomadores de decisão e a todos os demais usuários.
A governança do BNDES é composta por regras e padrões de gestão criteriosos, e envolve o relacionamento entre instâncias internas, como conselho de administração, diretoria, conselho fiscal e demais comitês; e externas como a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União (TCU)
. Todas as partes envolvidas devem seguir as leis, normas e políticas estabelecidas para uma gestão transparente, equânime e efetiva.
Controladoria-Geral da União
As decisões no BNDES são tomadas de forma colegiada e transparente, e seus mecanismos de compliance incorporam princípios de Ética, Integridade e Conformidade. Ao sistema de controles interno, soma-se uma eficaz Gestão de Riscos – operacional, de crédito, de mercado e liquidez -, que fortalece o cumprimento da missão do Banco, de acordo com os objetivos estabelecidos pela Alta Administração.
Os mecanismos de Controle Interno do BNDES possibilitam a otimização de processos e contribuem para o correto manuseio dos recursos colocados à disposição dos gestores para geração de receitas, salvaguarda dos interesses e ativos da empresa, precisão e a confiabilidade dos informes e relatórios contábeis, financeiros e operacionais, e aderência às políticas existentes.