Sobre este relatório


O presente relatório tem como objetivo apresentar às partes interessadas do BNDES os pontos de maior destaque em sua atuação no ano de 2012. O período relatado vai de janeiro a dezembro de 2012 e inclui as operações do BNDES e de suas subsidiárias BNDES Participações S.A. – BNDESPAR e Agência Especial de Financiamento – FINAME. As atuações do escritório de representação no Uruguai e da subsidiária em Londres (BNDES Limited) também fazem parte desta publicação.

O BNDES considera a promoção da sustentabilidade e sua responsabilidade social e ambiental inerentes a seu papel de instituição financeira e organização pública de fomento, expressando-as em sua missão, sua visão, seus valores e seu código de ética. O Banco dispõe de um conjunto de políticas, procedimentos, linhas de financiamento e instrumentos que orientam sua atuação considerando o desenvolvimento em uma concepção integrada, que inclui as dimensões econômica, social e ambiental. A análise e a aprovação das operações são realizadas levando-se em conta essas dimensões.

Neste relato, o BNDES dá continuidade, de forma sistematizada, ao uso de indicadores que ajudam a aferir seu grau de alinhamento com a sustentabilidade. Foram inseridos cinco indicadores da Global Reporting Initiative (GRI), em um total de 18, cotejados e ajustados aos indicadores do BNDES utilizados em seu sistema de gestão estratégica e orçamento. Assim, o relatório permanece com o objetivo de ser um instrumento que permite disseminar e verificar o engajamento do BNDES com a sustentabilidade.

O relatório deve refletir o alinhamento das práticas institucionais a sua estratégia e, para tal, usa-se o Mapa Estratégico Corporativo do BNDES como referência para a estruturação deste documento. As diretrizes da Política Corporativa de Responsabilidade Social e Ambiental e os compromissos assumidos pelo Banco orientaram a seleção de conteúdo deste relatório, no esforço de comunicar o avanço das ações empreendidas em 2012. As principais frentes de ação e alguns resultados estão apresentados e ilustrados nas iniciativas institucionais, nos projetos apoiados e nos indicadores.

Visando facilitar o acesso dos interessados, foi criado para este relatório um hotsite, acessível no Portal do BNDES, onde também está disponível a íntegra das Demonstrações Financeiras do BNDES e de suas subsidiárias, FINAME e BNDESPAR, bem como um maior detalhamento das ações e projetos apoiados abordados no capítulo Desempenho do BNDES em 2012, da presente versão impressa.

Em consequência de arredondamento, a soma dos números das tabelas pode não ser exata, assim como a soma dos percentuais dos gráficos pode não totalizar 100.