Sobre este Relatório


Este Relatório Anual tem como objetivo apresentar às partes interessadas do BNDES os pontos de maior destaque em sua atuação no ano de 2011, compreendendo e integrando as dimensões econômica, social e ambiental. O período relatado vai de janeiro a dezembro de 2011 e inclui as operações do BNDES e de suas subsidiárias, BNDES Participações S.A. - BNDESPAR e Agência Especial de Financiamento - FINAME. As atuações do escritório de representação no Uruguai e da subsidiária em Londres (BNDES Limited) também fazem parte desta publicação.

O BNDES considera a promoção da sustentabilidade e sua responsabilidade social e ambiental inerentes a seu papel de instituição financeira e organização pública de fomento, expressando-as em sua Missão, sua Visão, seus Valores e seu Código de Ética. O Banco dispõe de um conjunto de políticas, procedimentos, linhas de financiamento e instrumentos que orientam sua atuação considerando o desenvolvimento em uma concepção integrada, que inclui as dimensões econômica, social e ambiental. A análise e a aprovação das operações são realizadas levando-se em conta essas dimensões.

Procurou-se destacar em todos os capítulos deste relatório – que compreendem aspectos financeiros e operacionais, estratégicos, de governança, transparência, gestão de riscos, apoio à cultura e gestão de pessoas – os benefícios efetivos gerados para o país e o cidadão brasileiro, promovidos pela atuação do BNDES.

Neste relato, o BNDES está usando, pela primeira vez de forma sistematizada, indicadores que ajudam a aferir seu grau de alinhamento com a sustentabilidade. Optou-se por mesclar indicadores da Global Reporting Initiative (GRI) com indicadores do BNDES (por exemplo, Economia Verde). Assim, o relatório pretende ser um instrumento que permite a seu usuário verificar o engajamento do BNDES com a sustentabilidade, bem como facilitar a disseminação interna do processo de gestão sustentável.

As diretrizes da Política de Responsabilidade Social e Ambiental e os compromissos assumidos no Protocolo de Intenções pela Responsabilidade Socioambiental (Novo Protocolo Verde) também orientaram a seleção de conteúdo deste relatório, no esforço de comunicar, sob o ponto de vista da prática institucional, o avanço das ações empreendidas em 2011 para a atuação social e ambientalmente responsável no que diz respeito a: contribuições para as políticas públicas; desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos financeiros, processos, metodologias e instrumentos; indução das melhores práticas; disposição em compartilhar responsabilidades com transparência e diálogo; aprimoramento do conhecimento e disseminação da cultura de sustentabilidade; desenvolvimento de parcerias com outras organizações; adoção de políticas de valorização dos empregados; e estabelecimento dos mais modernos requisitos de sustentabilidade em suas instalações e atividades administrativas. As principais frentes de ação e alguns resultados serão apresentados – nas iniciativas institucionais, nos projetos apoiados e nos indicadores.