Energia economizada com as melhorias em conservação e eficiência


Em 2011, nas instalações do escritório do BNDES no Rio de Janeiro (Edserj), onde estão localizados 58% de seus empregados, foram realizadas diversas iniciativas visando à economia de energia.

Entre essas medidas, destacam-se as seguintes:

a) Modernização dos elevadores

O trabalho em execução, previsto para ser concluído em julho de 2013, visa diminuir o consumo de energia dos motores de movimentação dos elevadores em 20%. Isso é possível, principalmente, graças à troca dos antigos motores retificadores por variadores de frequência (soft-starters), usados durante a partida dos motores de movimentação dos carros.

b) Modernização da subestação

Antes do processo de modernização, iniciado em outubro de 2010, a subestação do Edserj operava com 12 transformadores de 1 MVA (megavoltampère) de potência, cada um. Hoje, com a desativação de três transformadores, conseguimos eliminar o consumo em 3 MVAr (megavoltampère reativo), sem perda de capacidade de atendimento da demanda; projeto com finalização no primeiro trimestre de 2012.

Foram substituídas também todas as chaves parciais, em um total de 180, extinguindo-se as falhas de mau contato que existiam. Após um exame comparativo de termovisão nesses dispositivos, concluiu-se que a troca também propiciou condições de operação mais favoráveis ao sistema, eliminando o consumo excedente de energia.

c) Modernização da central de água gelada

Mediante a substituição das antigas centrífugas por outras de melhor rendimento, foi possível obter uma economia considerável de energia para o funcionamento desses equipamentos.

d) Modernização dos pavimentos

Além das melhorias no conforto ambiental, ergonômicas e estéticas, a modernização dos pavimentos também gerou economia de energia com as seguintes medidas:

  • substituição do cabeamento elétrico;
  • substituição dos transformadores antigos por novos, mais eficientes;
  • troca dos fan-coils do sistema de refrigeração do pavimento com a substituição dos variadores de frequência por novos de maior rendimento; e
  • melhorias no sistema de aterramento.

e) Instalação de novas torres de arrefecimento

As novas torres de arrefecimento para o sistema de refrigeração do Edserj têm maior vazão e contam com centrífugas de maior rendimento, o que representa um ganho na produção de água gelada sem aumento considerável no consumo de energia.

f) Migração para o Mercado Livre de Energia Elétrica

O BNDES se enquadra na categoria de consumidor livre de energia e, em 2011, migrou para o Mercado Livre. Essa mudança possibilitou a compra de energia proveniente integralmente de fontes renováveis e também representou uma queda no custo da energia em torno de 12% ao mês.

g) Projeto de iluminação com tecnologia LED

Em 2011, foi realizado um estudo de viabilidade da substituição das lâmpadas fluorescentes com reatores eletrônicos, atualmente instaladas nas dependências do Edserj, por lâmpadas com tecnologia LED, que, entre outros benefícios, não utilizam mercúrio em sua fabricação, produzem menor carga térmica com consequente redução no consumo dos insumos do sistema de refrigeração, o que proporcionará uma redução de cerca de 50% do consumo de energia elétrica em iluminação.