Política de compras sustentáveis


Em dezembro de 2011, foi aprovada a Política de Compras Sustentáveis do BNDES, que coloca o Banco como um dos pioneiros nessa área. A política está alinhada ao cumprimento dos compromissos assumidos pelo Banco no Protocolo de Intenções pela Responsabilidade Socioambiental (Protocolo Verde) e nas diretrizes de sua Política de Responsabilidade Social e Ambiental (RSA).

Esse conceito refere-se à inclusão de critérios de sustentabilidade social e ambiental nas contratações realizadas pelo setor público. Além de reduzir o impacto ambiental e a desigualdade social, as compras públicas sustentáveis podem garantir maior qualidade aos produtos e serviços adquiridos, como o resultado da adoção de uma lógica que valoriza o desempenho do produto ou serviço no longo prazo.

A ideia de sustentabilidade nas compras públicas vem sendo incorporada à legislação brasileira gradativamente. Em 2010, a Lei 8.666/93 foi alterada para incluir expressamente a promoção do desenvolvimento nacional sustentável como um dos objetivos da licitação.

Cabe ressaltar que a Política de Compras Sustentáveis do BNDES está alinhada com o Plano de Ação para a Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), do Ministério do Meio Ambiente, e também com dois temas que serão destaque na Conferência Rio +20:

  • Economia Verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
  • arcabouço institucional para o desenvolvimento sustentável.

Com a implantação dessa política, o BNDES assume um importante papel indutor na disseminação das práticas operacionais sustentáveis, alcançando não só a cadeia de fornecedores de produtos e serviços, mas também os órgãos públicos e a sociedade.