Planejamento Corporativo


O Planejamento Corporativo do BNDES 2009-2014 tem como referência central 12 orientações estratégicas voltadas à concretização de sua missão e sua visão, diante de seus próprios desafios e do desenvolvimento sustentável do Brasil.

Essas orientações estão representadas no Mapa Estratégico do BNDES, organizado em quatro perspectivas: (1) Desenvolvimento Sustentável e Competitivo; (2) Sustentabilidade Financeira; (3) Processos Internos; e (4) Aprendizados e Competências.

Mapa estratégico corporativo

Perspectiva 1: Desenvolvimento Sustentável e Competitivo. Orientações estratégicas. Enfatizar capacidade produtiva, desenvolvimento regional, geração de emprego, governança corporativa e internacionalização. Atuar de forma abrangente, com foco preciso em cada uam das áreas do Banco. Apoiar iniciativas e investimentos de modernização de instituições, empresas e agências públicas. Priorizar investimentos em inovação, desenvolvimento socioambiental, infraestrutra e entorno territorial de projetos. Perspectiva 2: Sustentabilidade financeira. Orientações estratégicas. Ampliar os ativos totais e fortalecer a estrutura patrimonial. Desenvolver, ampliar e diversificar as fontes de recursos no país e no exterior. Aperfeiçoar as metodologias de gestão, avaliação e precificação de risco de projetos e empresas. Perpectiva 3: Processos internos. Orientaçõe. Utilizar os instrumentos financeiros de forma integrada. Apoiar a formulação e implementação das políticas de governo. Estreitar relacionamento com o Congresso Nacional, provedores de recursos e órgãos de controle, regulamentação e supervisão bancária. Implantar a getsão de recursos, processos e ativos do banco. Perpectiva 4: Aprendizado e competências. Valorizar as pessoas, promovendo o conhecimento e a capacidade analítica e operacional do corpo funcional.