Gestão Estratégica de Pessoas


O BNDES vem estruturando o projeto Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) sobre quatro pilares: (1) mapeamento e avaliação de competências; (2) gestão da carreira; (3) avaliação de desempenho; e (4) educação corporativa, tendo como elo central o desenvolvimento das competências necessárias para a consecução dos objetivos estratégicos do BNDES.

Dando continuidade ao mapeamento das competências técnicas das áreas do Banco, realizado em 2010, tiveram destaque em 2011 o refinamento do modelo conceitual de gestão de carreira e a implantação do primeiro ciclo da Agenda do Empregado, ferramenta que permite que cada empregado e seu gestor pactuem seu compromisso de desenvolvimento profissional. Está previsto para 2012, o desenho dos modelos de educação corporativa e de avaliação de desempenho.

Atualmente, existe uma variedade de políticas e programas de apoio ao treinamento e desenvolvimento do corpo funcional, dentre os quais se destacam os programas de apoio à pós-graduação e de idiomas e a realização de cursos e seminários no Brasil e no exterior.

Essa forma abrangente e intensiva de apoio ao desenvolvimento de seus empregados demonstra a valorização do capital intelectual e humano, considerado pelo BNDES um ativo intangível da maior relevância.