Investimento social das empresas


Desde 2006, o apoio histórico do BNDES a projetos sociais de natureza voluntária das empresas – com foco na comunidade ou em funcionários, fornecedores e clientes –, conta com uma linha específica, com condições financeiras diferenciadas. Ao longo dos anos, o BNDES vem empregando esforços para que a linha de Investimentos Sociais de Empresas (ISE) seja uma ferramenta efetiva de indução de práticas socialmente responsáveis no meio empresarial, em consonância com as diretrizes contidas em sua Política Corporativa de Responsabilidade Social e Ambiental.

Em 2011, houve uma intensificação no fomento à utilização da linha ISE. Os valores aplicados nesse ano mudaram o patamar histórico de desembolsos, atingindo R$ 104 milhões.



Investimento social das empresas. Valor liberado em milhões de reais. 2006, 10 milhões de reais. 2007, 13 milhões. 2008, 32 milhões. 2009, 53 milhões. 2010, 64 milhões. 2011, 104 milhões.
Clique na imagem para ampliá-la.

As atividades de fomento com empresas que apresentaram novos projetos ao BNDES foram principalmente voltadas para operações com valores mais expressivos de financiamento, geralmente associadas a oportunidades sociais e ambientais para as comunidades e territórios onde as atividades das empresas se inserem. Além disso, tornou-se possível também contratar a linha ISE em operações indiretas não automáticas, com a parceria de instituições financeiras credenciadas no BNDES.

O BNDES busca assegurar a aplicação dos recursos da linha ISE, de modo que os investimentos sociais façam uma contribuição efetiva para a sociedade e elevem o grau de responsabilidade social das empresas. As equipes operacionais são orientadas a promover a adoção de melhores práticas em investimentos sociais, tais como: o alinhamento das iniciativas com as necessidades e prioridades locais e as políticas públicas nas três esferas governamentais; o estabelecimento de metas e indicadores para monitoramento e avaliação; e uma atuação compartilhada com outras partes interessadas que permita melhor governança e gestão dos projetos sociais. As equipes também são sensibilizadas quanto à importância de avaliar a continuidade desses projetos, depois da conclusão do apoio da empresa, considerando os aspectos econômico-financeiros, sociais, ambientais e institucionais pertinentes.