Atuação e política socioambiental


A Política Socioambiental orienta a atuação do Sistema BNDES para promover o desenvolvimento sustentável, em todos os empreendimentos apoiados, considerando a concepção integrada das dimensões econômica, social, ambiental e regional, bem como o compromisso com as gerações presente e futura.

A Política Socioambiental reforça tanto a aplicação das diretrizes socioambientais para a elaboração dos produtos, linhas, programas e fundos do BNDES, como a prática mais alinhada à incorporação das questões sociais e ambientais no principal macroprocesso operacional do BNDES: o fluxo de concessão do apoio financeiro, conforme apresentado no capítulo Governança.

De forma dinâmica, ela consolida as práticas existentes na instituição e incorpora novos instrumentos, à medida que são desenvolvidos. A Política Socioambiental considera os compromissos assumidos pelo Banco no Protocolo de Intenções pela Responsabilidade Social e Ambiental – Novo Protocolo Verde – e na Política de Responsabilidade Social e Ambiental (RSA) do Sistema BNDES.