Atuação regional


A redução das desigualdades sociais e regionais é um dos compromissos do BNDES, conforme expresso em sua missão institucional. Assim, o Banco envida esforços para ampliar o acesso a seus recursos financeiros, respeitando e valorizando as diferentes realidades e vocações em todo o território nacional e, do mesmo modo, utiliza diferentes instrumentos financeiros, considera diversos recortes territoriais e trabalha alinhado com as políticas públicas nas três esferas de governo, sempre em parceria com agentes públicos e privados.

A composição do portfólio de produtos, programas e linhas de financiamento disponíveis perpassa os setores mais tradicionais da economia até o microempreendedor individual, incluindo Arranjos Produtivos Locais e outras formas de organização, além do apoio a estados e municípios.

A Política de Dinamização Regional do BNDES está alinhada com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional e estabelece níveis de participação diferenciados nos financiamentos, tanto para as regiões Norte e Nordeste (recorte macrorregional), quanto para municípios em todo o Brasil, de acordo com critérios de categorização nela instituídos.

Para operar nos diversos recortes e para maximizar o alinhamento com as políticas públicas existentes e a complementaridade de recursos das esferas governamentais, o Banco promoveu oficinas com parceiros estratégicos, conforme abordado no capítulo Atuação Institucional.

Como destaque na carteira de financiamento, foram estreitadas as relações com as administrações estaduais e municipais, respeitando o pacto federativo, contribuindo na realização de discussões, no estímulo ao fortalecimento das respectivas gestões e no apoio aos investimentos de infraestrutura para o desenvolvimento regional, sob a responsabilidade dos entes públicos. Na esteira do relacionamento com os estados, o Banco estimulou o fomento aos Arranjos Produtivos Locais, com recursos não reembolsáveis, em proporção semelhante ao aporte dos tesouros estaduais, destacando-se a Região Nordeste na carteira de apoio, conforme apresentado a seguir.