Desenvolvimento sustentável e competitivo


Esta frente apresenta a atuação do BNDES e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável e competitivo, considerando o enfoque de setores da economia, segmentos da sociedade e a transversalidade das abordagens social, ambiental, regional e de inovação em suas operações de financiamento.

O BNDES apoia programas, projetos, obras e serviços, dos setores privado e público, que se relacionem com o desenvolvimento do Brasil em uma visão de longo prazo. Por sua natureza de colaborador da execução da política do Governo Federal, o BNDES atua alinhado às políticas públicas e demais iniciativas governamentais que contribuam para o desenvolvimento sustentável do país.

O apoio ao desenvolvimento se realiza por meio de suas áreas especializadas, cuja disposição organizacional está destacada no organograma abaixo.

O órgão de orientação superior do BNDES é o Conselho de Administração,no qual o presidente do Banco ocupa a posição de vice-presidente. A Auditoria e o Comitê de Auditoria estão ligados diretamente ao conselho de Administração. Ao lado da Presidência do BNDES, estão a Chefia de Gabinete, a Ouvidoria, a Secretria Executiva e a Área Jurídica. O vice-presidente é responsável pelas áreas de crédito, planejamento, gestão de riscos e pela área de pesquisa e acompanhamento econômico. Estão também subordinados ao presidente 6 diretores. Cada diretoria responde por diferentes áreas operacionais e áreas meio do Banco. Diretor 1: Estruturação de Projetos, Infraestrutura e Insumos Básicos. Diretor 2: Comércio Exterior e Internacional. Diretor 3: Financeira, Operações Indiretas e Administração. Diretor 4: Capital Empreendedor, Inustrial e Mercado de Capitais. Diretor 5: Agopecuária e Inclusão Social, Infraestrutura Social e Meio Ambiente. Diretor 6: Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e Projeto Agir.

Clique na imagem para ampliá-la.

Em 2012, em relação a valores das operações de financiamento, destaca-se a continuidade do alinhamento ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ao Plano Brasil Maior, bem como às medidas adotadas pelo governo para estimular o crescimento dos investimentos.

Em conjunto com o enfoque setorial do apoio financeiro, o BNDES dispõe de políticas transversais – nas áreas social, ambiental, regional e de inovação –, norteadoras das ações do Banco em temas caros à instituição, que se somam no cumprimento de sua missão institucional e compõem a visão de motor do desenvolvimento.

O BNDES dispõe de unidades e comitês específicos para os temas transversais, com destaque para o Comitê de Arranjos Produtivos, Inovação, Desenvolvimento Local, Regional e Socioambiental (CAR-IMA). O CAR-IMA tem como um de seus objetivos promover a sinergia das ações do BNDES em temas como Arranjos Produtivos e Inovativos (APLs), desenvolvimento local, regional, socioambiental e inovação, e entre a atuação do BNDES com parceiros estratégicos e especialistas nos temas citados. As iniciativas visam contribuir para a formulação, convergência e refinamento das políticas do BNDES e de instituições parceiras, públicas e privadas, que operam em diferentes níveis, estaduais, regionais, nacionais e internacionais, conhecendo experiências de políticas e avançando em tais parcerias, em consonância com as políticas do Governo Federal, com destaque para os planos Brasil sem Miséria, Política Nacional de Desenvolvimento Regional, Política Nacional de APLs, Brasil Maior e a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.