Gestão estratégica de pessoas


O BNDES busca continuamente a modernização das práticas e políticas de gestão de pessoas. Com base no Planejamento Corporativo 2009-2014, foi estruturado um programa que contempla projetos de educação corporativa, de gestão de carreira e de gestão de desempenho. Sua base conceitual é a gestão por competências.

Em 2012, foi realizado o segundo ciclo de pactuação entre gestor e empregado das ações de desenvolvimento profissional e das entregas mais relevantes previstas para o ano seguinte. Também foi contratada uma análise jurídica de viabilidade do modelo de gestão de carreira desenhado no programa. O desenho do modelo de educação corporativa foi concluído este ano, visando a um processo contínuo de aprendizagem, criação e compartilhamento do saber.

APRENDIZADO E CONHECIMENTO

Para o cumprimento de sua missão, a capacidade técnica e analítica do corpo funcional do BNDES é indispensável e imprescindível. Em 2012, ano em que completou seu 60º aniversário, a política de desenvolvimento e treinamento foi reforçada. Além de aproximadamente 43 horas de treinamento por empregado de nível superior em incentivos tradicionais a cursos de idiomas e outros cursos no Brasil e no exterior, o BNDES mobilizou seus empregados para a Excelência em Gestão, com o desenvolvimento dos temas Modelo de Gestão, Sustentabilidade e Sistema Integrado de Gestão – veja os gráficos a seguir. 

AÇÕES TRADICIONAIS DE DESENVOLVIMENTO
SEGMENTO MÉDIA HORAS
Nível médio 21,0
Nível universitário 42,6

 

AÇÕES DIRECIONADAS PARA O TEMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO

Gráfico sobre ações direcionadas para o tema Excelência em gestão. Sistema integrado de gestão: 51%. Sustentabilidade: 25%. Modelo de gestão: 24%.

Ainda com relação ao tema da sustentabilidade, além dos sessenta funcionários, com credenciamento, que participaram da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, outros funcionários também tiveram a oportunidade de participar de eventos e feiras que ocorreram paralelamente ao evento principal. Sendo assim, um total de 150 funcionários do corpo técnico do Banco foi capacitado no tema. Além disso, com o intuito de disseminar o aprendizado e o conhecimento, o Banco promoveu evento interno aberto a todo o corpo funcional.

Além da excelência em gestão e da geração de conhecimento, esta já abordada em  Atuação institucional, o BNDES conta ainda com ações planejadas de gestão do conhecimento, voltadas à transmissão da experiência necessária para a manutenção da excelência da instituição. Esses esforços concentraram-se na renovação do corpo funcional, em função do Programa de Desligamento Planejado.

Cabe destacar também que os 774 empregados que aderiram ao Programa de Desligamento Planejado, vigente entre 2008 e 2012, tiveram a oportunidade de participar do projeto Novos Tempos, cujo objetivo é fornecer aos interessados uma nova perspectiva de vida depois da aposentadoria.