Gestão da saúde do trabalhador


Em cumprimento à legislação trabalhista, o BNDES realiza o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, de forma integrada com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, atualizado em todas as suas instalações no território nacional. Por ter Grau de Risco I, os principais riscos identificados referem-se à ergonomia e são controlados por avaliações periódicas. Em Acordo Coletivo são estabelecidos compromissos adicionais relativos à segurança e saúde do trabalhador, tais como seguro de vida e seguro coletivo de acidentes pessoais em viagem a serviço.

TABELA COM NÚMEROS DE ABSENTEÍSMO
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 2012
Taxa de lesões (TL)1 11,22 (Região Sudeste)
Taxa de doenças ocupacionais (TDO) 0,0
Taxa de dias perdidos (TDP)2 1,20 (Região Sudeste)
Taxa de absenteísmo (TA)3 4,72 (Região Sudeste – RJ e SP)
3,41 (Região Centro-Oeste – DF)
1,61 (Região Nordeste – PE)
Óbitos decorrentes de acidente de trabalho ou doença ocupacional 0,0

1. Frequência de acidentes com lesão, acarretando horas perdidas. Consideram-se duas mil horas de exposição anual por trabalhador (NBR 14280), ou seja, 5.526.000 homens-hora de exposição, com a base de empregados de 31 de dezembro de 2012. Houve um total de 62 acidentes (21 típicos e 41 de trajeto) com lesão e afastamento. Somente envolvidos no Rio de Janeiro (Região Sudeste).

2.  Dias civis, considerados do dia seguinte da lesão até o dia anterior ao retorno. Total de 179 dias perdidos em decorrência de acidentes de trabalho (típico e de trajeto). O total de dias programados é 5 dias/semana x 48 semanas/ano (considerando férias) para cada empregado envolvido. TDP = dias perdidos/dias programados x 100.

3.  Ausências médicas. Exclui feriados, licenças para estudo, licença maternidade/paternidade, prorrogação, luto, gala e abono acompanhamento. O total de dias programados é cinco dias/semana x 48 semanas/ano (considerando férias) x no de empregados por região, com a base de empregados de 31 de dezembro de 2012. TA = dias ausentes/dias programados x 100.