Governança corporativa, responsabilidade socioambiental


Incentivar boas práticas de governança é uma das diretrizes estratégicas do Sistema BNDES. O impacto da BNDESPAR nas questões de governança é decisivo, sobretudo nas pequenas e médias empresas investidas, pois estas normalmente não apresentam, antes do apoio, estruturas de governança consolidadas e necessárias aos desafios de crescimento e competição do mercado.

Sempre que necessário, a BNDESPAR negocia e assina acordo de acionistas com seus sócios, de forma a regular o relacionamento societário em uma agenda de criação de valor. No âmbito da carteira da BNDESPAR, no fim de 2011, o Sistema BNDES era signatário de acordos de acionistas em 67 das 154 empresas em que mantinha participação acionária e contava com conselheiros indicados pelo Banco em 27 conselhos de administração, 11 conselhos fiscais e 38 comitês de fundos de investimento, contribuindo para a melhoria da transparência e da governança das empresas apoiadas.

As decisões de investimento da BNDESPAR levam em conta o compromisso das empresas com a responsabilidade socioambiental. A indicação de conselheiros de administração, em algumas companhias investidas, se traduz muitas vezes no incentivo a práticas e projetos de cunho socioambiental, em linha com as prioridades e diretrizes estratégicas do Sistema BNDES.

Como regra, as companhias postulantes a apoio financeiro mediante a utilização de instrumentos de renda variável passam por uma análise ampla de sua atuação no que diz respeito à questão ambiental.