Complexo Industrial da Saúde


No âmbito do Complexo Industrial da Saúde (CIS), o BNDES tem como diretriz estratégica apoiar ações que busquem aumentar a competitividade do setor e reduzir a vulnerabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a ampliação do acesso da população a produtos e serviços de saúde.

Ao longo dos últimos anos, o programa BNDES Profarma vem apoiando a adequação e o aumento da capacidade produtiva das empresas nacionais, bem como projetos de inovação em áreas consideradas prioritárias para o SUS[1], tendo contribuído para o fortalecimento do CIS e para a sua capacitação em P,D&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação).

Em 2011, merece destaque o apoio estruturado ao plano de P&D de empresas do setor farmacêutico, entre elas, Eurofarma, Cristália, Hypermarcas e Libbs, totalizando contratação de cerca de R$ 280 milhões. A incorporação de competências para desenvolvimento e produção de medicamentos biotecnológicos passou a ser o principal foco de atuação do BNDES para o CIS, cujo esforço está voltado para a estruturação de projetos de empresas farmacêuticas nacionais com esse objetivo.
 

1. As áreas prioritárias foram definidas na Portaria 1.284/2010 do Ministério da Saúde.