Indústria pesada


Foram apoiados diversos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação de empresas dos setores automobilístico, aeronáutico e de máquinas e equipamentos, contribuindo para o desenvolvimento de novos produtos e processos e, assim, fortalecendo a engenharia nacional. Os projetos aprovados nas linhas de inovação somaram R$ 1,4 milhão em financiamento, especialmente para o Programa BNDES Proengenharia.

Também foram apoiados projetos de modernização e ampliação da capacidade produtiva de empresas, sobretudo nos setores automobilístico, metalúrgico e de fundição, atestando as boas perspectivas de crescimento desses setores da indústria brasileira nos próximos anos. Projetos de investimento social dessas empresas, no âmbito da linha de Investimento Sociais de Empresas (ISE), também foram financiados, havendo um aumento de aproximadamente 824% do valor aprovado nessa linha em relação ao ano anterior nesse segmento.

Em 2011, destaca-se o projeto de desenvolvimento da aeronave Legacy 500 pela Embraer. O Banco está financiando R$ 384,1 milhões relativos à engenharia e à tecnologia do projeto por meio de suas linhas de inovação. O projeto foi concebido para fabricar uma aeronave de médio porte no segmento executivo e para preencher uma lacuna no portfólio da Embraer, consolidando sua participação nesse segmento. O Legacy 500 está em fase de desenvolvimento e deverá ser homologado em 2012.