BONDS

Título externo de dívida.

CAPITAL DE RISCO

Investimentos destinados à aquisição de participações acionárias em empresas em fase acelerada de crescimento e de maior risco, com expectativa de remuneração a partir da distribuição de dividendos ou no ganho de capital decorrente da valorização desses ativos desde sua aquisição até seu efetivo desinvestimento.

CAPITAL SEMENTE

Modelo de investimento destinado ao apoio de empresas e projetos em estágio inicial de operação, buscando viabilizar seu modelo de negócios.

COMPLIANCE

Aderência a normas, políticas, diretrizes e regulamentações.

DEBÊNTURES

Títulos de dívida de médio e longo prazo emitidos por empresas, em que o detentor, o debenturista, passa a ser credor da empresa.

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Conjunto de fatores e agentes que contribuem para a inovação, tais como universidades, investidores de risco, pesquisadores, parques tecnológicos e incubadoras de empresas.

FOLLOW-ON

Oferta pública, primária ou secundária, de ações por empresas que já têm o capital aberto, ou seja, que já realizaram sua primeira oferta pública de ações (IPOs).

FUNDING

Corresponde à mobilização de recursos de terceiros via mercado de capitais ou mercado bancário com prazo de amortização compatível ao prazo de maturação do investimento que se pretende implantar.

FUNDOS DE INVESTIMENTO

Estruturas societárias constituídas sob a forma de condomínios fechados, que têm por objetivo promover a aplicação coletiva dos recursos de seus participantes a partir da emissão de cotas representativas de seu patrimônio. Tais estruturas reúnem as aplicações de vários indivíduos e as utilizam para o investimento em valores mobiliários, normalmente participações acionárias em empresas.

IMPAIRMENT

Perda decorrente da redução no valor recuperável do ativo.

OFERTA PÚBLICA INICIAL DE AÇÕES (IPO)

Mais conhecida pelo termo em inglês IPO (initial public offering), é a primeira venda de ações de uma empresa na Bolsa de Valores, que marca sua entrada no mercado de capitais.

RENDA FIXA

Operações financeiras em que a remuneração é paga de acordo com condições preestabelecidas, como títulos públicos, poupança, financiamentos e debêntures simples.

RENDA VARIÁVEL

Operações financeiras que utilizam valores mobiliários, nas quais a remuneração não é conhecida no momento da aplicação.

SPIN-OFF

Empresa que nasce a partir de um grupo de pesquisa de uma empresa, universidade ou centro de pesquisa público ou privado para explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia.

SPread

Diferença entre a taxa de juros que uma instituição financeira paga ao captar recursos e a taxa de juros que ela cobra ao conceder um empréstimo para pessoas físicas ou jurídicas. Essa margem financeira varia de banco para banco e acresce à habitual taxa de juros cobrada pelo empréstimo, uma vez que no valor do spread bancário estão embutidos os impostos e o lucro a ser obtido pela instituição na operação.

TJLP

A Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) é fixada trimestralmente pelo Conselho Monetário Nacional e é referência para o cálculo dos juros dos financiamentos de longo prazo realizados pelo BNDES. A TJLP foi criada em 1994 visando ser a taxa mais atrativa para os investimentos de longo prazo se comparada a outras taxas da economia brasileira.

VALORES MOBILIÁRIOS

Quaisquer títulos ou contratos de investimento emitidos por empresas que gerem direito de participação, de parceria ou remuneração, inclusive resultante da prestação de serviços, cujos rendimentos advêm do esforço do empreendedor ou de terceiros. Para o emissor, os valores mobiliários são uma forma de captação de recursos alternativa a um financiamento tradicional, enquanto para o comprador representam um investimento com potencial de rentabilidade superior a um título de renda fixa. Exemplos: ações, debêntures ou cotas de fundos de investimento.

VENTURE CAPITAL

Investimento em empresas de pequeno e médio portes já estabelecidas e com alto potencial de crescimento.

GLOSSÁRIO