SOBRE ESTE RELATO

Editorial

Este relatório traz os destaques de nossa atuação em 2015, com foco nas dimensões econômica, social e ambiental. Partindo de nossos capitais – financeiro, humano, intelectual, social e de relacionamento, natural e manufaturado – e das perspectivas de nosso mapa estratégico em 2015, apresentamos nossas principais vertentes de atuação no ano que passou.

Novamente publicada em formato de revista, esta edição procura atender de forma simples e direta a todos os públicos interessados em nossa atuação e servir como porta de entrada para aqueles que buscam conhecer como o BNDES gera valor para a sociedade.

Ao longo dos textos, o leitor é direcionado a outros conteúdos, por meio de indicações que o remetem a outras seções do relatório ou a nosso portal na internet, e também ao glossário, sempre que é usado termo mais técnico ou específico. O relato de 2015 dá continuidade ao uso dos indicadores do Global Reporting Iniciative (GRI) e conta também com versão em PDF, disponível em nossa biblioteca digital (www.bndes.gov.br/bibliotecadigital).

O período relatado vai de janeiro a dezembro de 2015 e diz respeito a todo o Sistema BNDES, que inclui o Banco em suas sete instalações – Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), Belém (PA), Montevidéu (Uruguai) e Joanesburgo (África do Sul) –, bem como as subsidiárias BNDES Participações S.A. (BNDESPAR), que atua no mercado de capitais; Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME), dedicada ao fomento da produção e comercialização de máquinas e equipamentos; e BNDES PLC, que tem como principal finalidade o apoio à inserção internacional de empresas brasileiras e está localizada em Londres (Reino Unido).

Aviso

Em consequência de arredondamento, a soma dos números nos gráficos pode não ser exata, assim como a soma dos percentuais dos gráficos pode não totalizar cem. Pelo mesmo motivo, pode haver pequena variação entre valores apresentados ao longo do relatório.

SOBRE ESTE RELATO
ÍCONE USADOS NESTE RELATÓRIO