Nossos colaboradores O BNDES e a sociedade
NOSSOS COLABORADORES

O desenvolvimento e a valorização das competências técnicas e comportamentais necessárias ao trabalho de promoção do desenvolvimento sustentável são uma preocupação constante na relação com nossos empregados. Para nós, investir em capital humano é investir em um ambiente inovador, fundamental para o constante aperfeiçoamento de produtos, instrumentos operacionais e processos, em um esforço contínuo para a melhoria da qualidade e eficiência de nossa atuação e de seus resultados para a sociedade.

Perfil do quadro funcional GRI LA02 | G4-LA1Número total e taxa de rotatividade de empregados, por faixa etária, gênero e região.

Encerramos 2015 com 2.783 empregados, dos quais 98,5% são contratados por tempo indeterminado, por meio de concurso público, conforme nossas necessidades e em consonância com as diretrizes do Governo Federal. Os demais representam os cedidos por outros órgãos da administração pública ou contratados transitórios para exercício de cargos em comissão vinculados à alta administração, nos termos de nosso estatuto.

Contamos ainda com 81 empregados reintegrados por decisão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão,* que não são contabilizados no limite do quadro permanente de pessoal. Cabe ainda registrar que terceirizamos apenas serviços não relacionados a nossas atividades-fim, tais como limpeza, segurança e mensageria.

Esse quantitativo é resultado de uma trajetória de expansão de quadro de pessoal que vivenciamos nos últimos anos, decorrente do crescimento de nossa atuação. Desde 2014, com a ausência de novas seleções públicas para cadastro de reserva de pessoal, esse número se estabilizou.

 * Na data desta publicação, Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Remuneração e benefícios GRI LA09Temas relativos à segurança e à saúde cobertos por acordos formais com sindicatos.GRI LA04 | G4-11Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva.

Todos os nossos empregados são assistidos por Acordo Coletivo de Trabalho, tendo direito ao mesmo índice de reajuste salarial, assim como a benefícios de assistência médica e odontológica, seguro de vida, auxílio-babá, assistência educacional, auxílio-refeição e auxílio-alimentação, além de participação nos lucros e resultados e remuneração compatível com o mercado. Em 2015, os empregados mantiveram o direito ao custeio integral de vale-transporte..

Oferecemos ainda a opção pela extensão da licença-maternidade até 180 dias, salas de apoio à amamentação e abono diário de uma hora para a mãe até que o filho complete um ano de idade. Em 2015, a licença-paternidade aumentou de dez para 15 dias úteis, ee as taxas de retorno ao trabalho e de retenção após licença-maternidade (67 empregadas) e paternidade (96 empregados) foram de 100%. GRI G4-LA3Taxas de retorno ao trabalho e retenção após uma licença maternidade/paternidade, discriminadas por gênero.

Nossas políticas de remuneração e benefícios e de desenvolvimento de pessoal são pontos fortes para a retenção de talentos, demonstrada pela taxa de rotatividade de 2,4%. GRI LA02 | G4-LA1Número total e taxa de rotatividade de empregados, por faixa etária, gênero e região. Atualmente, a proporção do salário mais baixo comparado ao salário mínimo nacional é de 373%. GRI G4-55Razão entre o aumento percentual da remuneração total anual do indivíduo mais bem pago da organização em cada país em que possua operações significativas e o aumento percentual médio da remuneração anual total de todos os empregados (excluindo o mais bem pago) no mesmo país.

Desenvolvimento profissional e pessoal GRI LA11Programas para gestão de competências e aprendizagem contínua que apoiam a continuidade da empregabilidade dos funcionários e para gerenciar o fim da carreira.

Para dar conta dos novos desafios que enfrentamos hoje, a área responsável pela gestão de pessoas foi reformulada, reforçando nossa governança no patrocínio do plano de previdência privada e nossa estrutura voltada à promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados.

Merece destaque o início do Programa de Desenvolvimento Gerencial, que visa fortalecer novas lideranças, aumentando a capacidade de entrega e a efetividade dos resultados, por meio de uma abordagem prática sobre temas como sustentabilidade, gestão pública, ética, estratégia e gestão de pessoas.

Foram realizadas 3.847 ações de capacitação, resultando na média de 40,6 horas de treinamento por empregado, além do apoio a 56 participantes em cursos de pós-graduação. Em 2015, também foi iniciado o planejamento integrado de treinamento, visando aprimorar a gestão e o acompanhamento das ações de aprendizagem, garantindo o desenvolvimento das competências necessárias para o alcance de nossos objetivos estratégicos.

 

1 Frequência de acidentes com lesão, acarretando horas perdidas. Consideram-se duas mil horas de exposição anual por trabalhador (NBR 14280), ou seja, 5.872.000 homens-hora de exposição, com a base de empregados de 31.12.2015. Houve um total de 17 acidentes (um típico e 16 de trajeto) com lesão e afastamento. Só houve envolvidos no Rio de Janeiro (RJ) (região Sudeste). Os incidentes que não geram lesão também são controlados como forma de minimizar riscos de futuros acidentes. Uma vez identificado risco potencial, a administração do Banco e/ou dos condomínios prediais dos edifícios em que possuímos instalações físicas são acionados para as devidas providências.

2 Dias civis, considerados do dia seguinte da lesão até o dia anterior ao retorno. Total de 185 dias perdidos em decorrência de acidentes de trabalho (típico e de trajeto) no RJ (região Sudeste). O total de dias programados é cinco dias/semana x 48 semanas/ano (considerando férias) para cada empregado envolvido. TDP = dias perdidos/dias programados x 100.

3 Ausências médicas: são excluídos feriados, licenças para estudo, licença-maternidade/paternidade, prorrogação e antecipação, luto, gala e abono acompanhamento. O total de dias programados é cinco dias/semana x 48 semanas/ano (considerando férias) x número de empregados por região, com a base de empregados de 31.12.2015. TA = dias ausentes/dias programados x 100.

Os números nesta seção são consolidados de 2015 ou referentes ao quadro de empregados em 31.12.2015.

Gestão de recursos humanos

Outra realização relevante foi a Pesquisa de Clima Organizacional, um importante instrumento que contou com a participação de 45% do quadro funcional. A pesquisa incluiu diferentes dimensões e permitiu maior compreensão sobre a complexidade dos fatores de motivação dos empregados em relação ao trabalho. A análise dos resultados já está sendo utilizada para o aperfeiçoamento da gestão.

Reafirmando o compromisso com a transparência e com a melhoria de nossa gestão, estamos também revendo políticas, normas e processos de recursos humanos para atender ao eSocial, projeto do Governo Federal que estabelece nova forma de prestar informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação de mão de obra.

Diversidade e inclusão

Temos o compromisso permanente com a eliminação de todas as formas de desigualdade e discriminação em nosso ambiente de trabalho e nas instituições de nossa cadeia

de relacionamento, tendo sido contemplados pela quarta vez consecutiva com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.* Um dos marcos de 2015 foi a aprovação da Política de Equidade de Gênero e Valorização da Diversidade, além do patrocínio ao 1º Seminário Internacional Sobre a Cultura da Violência Contra as Mulheres.

No âmbito do Programa Inclusão, criado em 2012 como empenho pela promoção de um ambiente inclusivo, passamos, em 2015, a destinar um percentual das vagas de estágio para pessoas com deficiência (PCD), além de iniciar um processo de melhoria nas condições ambientais de acessibilidade.

* Na data desta publicação, vinculada ao Ministério da Justiça e Cidadania.

 

Saúde e segurança no trabalho

Regularmente realizamos ações em saúde e segurança do trabalho, já abordadas em acordos coletivos recentes, como simulações regulares de evacuação de nosso prédio principal, informações sobre acidentes e doenças profissionais ao sindicato e a constituição de um serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho em conjunto com o Fundo de Previdência e Assistência dos empregados do BNDES (Fapes). GRI LA09Temas relativos à segurança e à saúde cobertos por acordos formais com sindicatos.

Essas e outras iniciativas traduzem-se em baixas taxas de absenteísmo e na ausência de atividades ocupacionais com alto risco de doenças específicas. GRI G4-LA7 | G4-LA8Existência de empregados/terceirizados envolvidos em atividades ocupacionais que apresentam alta incidência ou alto risco de doenças específicas.

O BNDES E A SOCIEDADE

Nosso diálogo com a sociedade e nossas ações de prestação de contas contribuem para consolidar nosso capital social e de relacionamento. Trabalhamos continuamente para implementar melhorias nos canais e veículos de interação com nossos diversos públicos, na gestão da marca e nas ações de patrocínio, na difusão do conhecimento produzido pelo Banco e na promoção da transparência. Conhecer e entender as demandas da sociedade possibilita que cumpramos de modo mais pleno nossa missão de promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com geração de emprego e redução das desigualdades sociais e regionais.

Relacionamentos

Política de relacionamento

Em 2015, foi lançada a Política de Relacionamento do Sistema BNDES, que elenca um conjunto de 17 públicos com os quais nos relacionamos regularmente e princípios e diretrizes para que a interlocução com cada um deles ocorra de forma homogênea, coerente e alinhada à visão e à missão institucionais. A partir do lançamento da política, definimos também um modelo de governança para a gestão desses públicos, baseado na identificação de líderes que serão responsáveis pelo acompanhamento e gestão de cada um dos segmentos.

Parcerias e diálogo

Em 2015, ocorreram duas reuniões do Fórum de diálogo com a sociedade civil, um canal de diálogo estruturado e direto do Banco com organizações não governamentais (ONG) e movimentos sociais de relevância no contexto brasileiro, inaugurado em 2013. A primeira reunião, em janeiro de 2015, foi de balanço das atividades de 2014. A outra, em novembro, teve como tema o apoio às exportações, com foco na vertente socioambiental, e contou com a participação não só de organizações brasileiras, mas também de ONGs internacionais com foco no assunto.

Interlocução e informação transparente nos mercados financeiro e global

Em 2015, participamos de diversas missões oficiais internacionais como a Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento, na Coreia do Sul; as reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, no Peru; os encontros de sherpas do Clube Internacional de Financiamento ao Desenvolvimento (IDFC), no Brasil e no Peru; a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), na França; a Reunião Anual da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide), no México; e a Reunião Anual do World Economic Forum, na Suíça. Em todas elas, exercemos nosso papel de disseminador das potencialidades e oportunidades existentes no país, transmitindo confiança no desenvolvimento brasileiro e destacando o longo prazo como o cenário que deve ser o condutor das expectativas dos agentes econômicos.

Por meio dos escritórios de Londres (Inglaterra), Montevidéu (Uruguai) e Joanesburgo (África do Sul), expandimos ainda a troca de informações relacionadas à economia brasileira e à estruturação de operações internacionais e a troca de experiências com outras instituições financeiras.

Consolidando nossa missão de contribuir para o estabelecimento de um ambiente de negócios favorável aos interesses do Brasil na África, empreendemos algumas ações, destacando-se o fortalecimento da parceria com cerca de cinquenta instituições financeiras presentes em países africanos, com o objetivo de criar canais que possam atender a exportadores brasileiros interessados em prospectar negócios no continente. Em 2015, foram realizadas 106 reuniões para atendimento empresarial a empresas africanas e brasileiras sobre nossas formas de apoio, além de 21 reuniões de relacionamento com instituições financeiras e de desenvolvimento e organizações multilaterais e regionais africanas.

Transparência

Política de transparência

No esforço de aprimorar as práticas de transparência perante nossos diversos públicos, foram aprovados, em 2015, uma política de transparência e um guia de práticas a ela atrelado. A política visa orientar os empregados sobre os princípios e diretrizes que devem pautar suas atividades e reforçar nosso compromisso em dar amplo acesso às informações, respeitados os sigilos impostos pela legislação aplicável. O guia, por sua vez, tem como objetivo expor as iniciativas específicas e concretas das práticas de transparência do Sistema BNDES, bem como o tipo e a forma de acesso das informações que tornamos públicas.

A elaboração de uma política de transparência atende ao princípio da publicidade e ao cumprimento do mandamento legal do direito ao acesso à informação. Além disso, essa iniciativa representa um alinhamento às práticas de bancos multilaterais de desenvolvimento de alto nível.

Controle

Nossa unidade de auditoria interna, vinculada diretamente ao Conselho de Administração, coordena nossa interlocução com os órgãos externos de controle e supervisão, tais como Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União* e Banco Central do Brasil.

Em 2015, recebemos diligências e passamos por auditorias, que, juntas, totalizaram 629 demandas por informações, todas devidamente tratadas. Em resposta aos apontamentos de auditoria, foram 159 planos de ação apresentados, dos quais aproximadamente 35% foram totalmente executados até o fim do exercício.

* Na data desta publicação, Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

CPI do BNDES

Durante o período de funcionamento da comissão, atendemos a todas as requisições apresentadas, tanto de convocações para audiências de nossos dirigentes e ex-dirigentes quanto de envio de informações e documentos.

Os trabalhos da CPI possibilitaram a realização de debates relevantes sobre nosso papel na economia brasileira, bem como a divulgação para a sociedade de nossas ações. Além disso, pudemos reforçar nosso compromisso institucional com a transparência e a prestação de contas de nossos atos, tanto para a sociedade quanto para as instituições imbuídas de função de controle, tal como o Congresso Nacional.

O relatório final da CPI, publicado em 25 de fevereiro de 2016, não identificou práticas ou atos ilícitos associados às nossas operações, mas apresentou recomendações de aprimoramento e fortalecimento institucional que estão sendo devidamente consideradas em nosso planejamento estratégico e programas de trabalho.

Efetividade

O documento revela, por exemplo, que as estimativas do volume de empregos formais associados à viabilização dos projetos apoiados cresceram de forma expressiva entre 2007 (1,2 milhão de postos de trabalho) e 2014 (três milhões de postos).

BNDES Transparente

Em 2015 implementamos a utilização do software Tableau na seção BNDES Transparente de nosso portal, de modo a substituir as planilhas de informações sobre nossas operações por gráficos e mapas mais amigáveis. O software permite a exibição de informações em painéis de relatórios interativos que possibilitam consultar dados e estabelecer recortes variados.

A adoção da ferramenta aprimorou nossa transparência ativa, tornando as informações mais acessíveis. Em apenas oito meses no ar, desde abril, quando foi implementado, foram cerca de dois milhões de acessos.

Ainda em 2015 ampliamos a base de dados disponível, possibilitando a consulta a operações contratadas desde 2002, sejam operações de mercado interno, sejam de financiamento a exportações de bens e serviços de engenharia. Os dados são apresentados em detalhes e abrangem informações como taxas de juros cobradas, prazos de pagamento e garantias oferecidas em cada operação, incluindo as indiretas automáticas (intermediadas por agentes financeiros credenciados).

Também estão disponíveis informações mais resumidas sobre o apoio às exportações de bens não vinculados a projetos de engenharia, como aeronaves. Informações referentes a anos anteriores serão gradativamente disponibilizadas para consulta.

Canais de relacionamento

Ouvidoria

Em 2015, a Ouvidoria participou de diversas ações voltadas à implementação de maior transparência no que concerne à nossa atuação, como discussões sobre o tema, acompanhamento das atividades do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do fórum de diálogo com a sociedade civil, e participação em grupos de trabalho (como o de compliance) e comitês (como o de relacionamento e o de sustentabilidade ambiental). COMPLIANCEAderência a normas, políticas, diretrizes e regulamentações.

Além disso, recebeu 1.463 mensagens (4% a menos que em 2014), das quais 72,2% oriundas de pessoas jurídicas e 22,8% de pessoas físicas, distribuídas da seguinte forma:

SIC

Nosso Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) funciona desde maio de 2012, após a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011). As demandas são recebidas presencialmente (no Rio de Janeiro), por contato telefônico, correspondência, e-mail ou ainda pelo sistema e-sic. Em 2015, recebemos 734 pedidos de informação, todos respondidos dentro dos prazos legais.

Central de atendimento

Nossa central de atendimento é um canal de comunicação com o público externo, oferecendo informações a respeito de nossos produtos e serviços. Em 2015, prestamos, por meio desse canal, cerca de 667 mil atendimentos ao público externo, dos quais 86% por telefone e o restante por e-mail.

Em pesquisa de satisfação realizada no pós-atendimento, verificamos que 91,8% dos clientes que participaram consideraram que tiveram sua demanda atendida e 94% classificaram o atendimento como “bom” ou “ótimo”. Como resultado desse trabalho, nossa central ficou em segundo lugar no XV Prêmio ABT, na categoria Gestão da Qualidade.

Foram ainda registradas e respondidas 34 reclamações de diversas naturezas no portal Reclame Aqui durante o ano.

Portais

Nosso portal na internet recebeu, em 2015, uma audiência mensal média de 333 mil visitantes únicos, representando um aumento de 33% em relação ao ano anterior, tendo como destaque a seção BNDES Transparente, que disponibiliza acesso às informações contratadas.

Como primeira entrega do desenvolvimento do novo portal, iniciado em 2015, foi aberta para acesso público a nova página do Espaço Cultural BNDES, oferecendo uma experiência moderna, mais agradável e otimizada para dispositivos móveis.

Aprimorando a comunicação interna, no âmbito do portal corporativo (intranet), também foi desenvolvida uma versão para aparelhos móveis, permitindo o acesso remoto pelos celulares corporativos.

Redes sociais

Em 2015, o Banco lançou sua fanpage no Facebook, ampliando sua presença nas redes sociais, que já contava com perfis no Twitter, Slideshare e Youtube. Nesta última, nosso canal recebeu cerca de 112 mil visualizações e totalizou 2.966 inscritos.

Atendimento à imprensa

Em 2015, atendemos a 777 demandas, enviamos 192 releases e organizamos quatro coletivas. Mais de 24 mil matérias mencionaram o Banco na imprensa.

Atendimento presencial

O atendimento presencial é um canal voltado às necessidades de cada cidadão que procura o BNDES na busca da melhor alternativa de crédito para seu negócio. Em 2015, foram realizados 836 atendimentos presenciais, dos quais 352 somente no escritório do Rio de Janeiro, a maioria voltada para micro e pequenos empresários. Em nossa representação de São Paulo, foram 212 atendimentos e, em Recife, 83, destacando-se os relacionados ao tema de energias renováveis.

Eventos direcionados às MPMEs

O ciclo de palestras O BNDES Mais Perto de Você tem como objetivo divulgar nossas formas de financiamento e é direcionado às micro, pequenas e médias empresas brasileiras. Em 2015, assistiu às palestras um público de 1.624 pessoas em 12 cidades, em todas as regiões do país. O público acumulado ultrapassou trinta mil pessoas em 11 anos da iniciativa.

Os Seminários de Crédito, realizados em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), também são um importante instrumento de divulgação de nossas formas de apoio. Em 2015, foram 203 palestras em 21 estados, o dobro do ano anterior. Os seminários contam ainda com a presença de agentes financeiros, possibilitando o seu contato direto com os empresários interessados em nossas linhas de financiamento.

Palestras institucionais

Recebemos também demandas de instituições de ensino e delegações brasileiras e estrangeiras para a realização de palestras institucionais. Em 2015, foram realizadas trinta apresentações – em português, inglês e espanhol – para um público total de 617 visitantes.

 

Participação em feiras e patrocínio a eventos técnicos

No ano de 2015, participamos com estande de 18 importantes feiras, nas cinco regiões do país. Foram 2.046 atendimentos, destacando-se a Feira do Empreendedor, em São Paulo, com 691. Por meio de contato direto com técnicos especialistas, os empreendedores brasileiros puderam conhecer melhor nossos programas, linhas de financiamento e produtos.

O apoio a eventos científicos, técnicos e de propagação do conhecimento também cumpre importante papel na comunicação com nossos diversos públicos, seja por meio da cessão de espaço para realização de seminários, palestras e encontros em nossas dependências, seja sob a forma de patrocínio.

Em 2015, patrocinamos 64 eventos técnicos, como seminários, congressos e feiras ligados às diferentes áreas de nossa atuação e a temas de interesse da instituição, totalizando mais de R$ 10 milhões. Campanha publicitária sobre nossas ações relacionadas à transparência, cujo slogan foi "Quando se é um banco transparente, fica fácil responder".Fonte: Acervo BNDES

Com isso, contribuímos para a difusão de conhecimento, o fomento de negócios, e a capacitação e o intercâmbio de experiências nos mais variados campos.

Publicidade

A primeira campanha de 2015 teve início na web e se estendeu para rádio e jornal, buscando contribuir com nossos esforços em prol da transparência e responder críticas à instituição, divulgando a seção BNDES Transparente em nosso portal.

Tendo como gancho o Plano Nacional de Exportação 2015-2018 do Governo Federal, a campanha sobre exportação de bens e serviços brasileiros, veiculada em TV aberta, mostrou como esse tipo de apoio se traduz em benefícios para as empresas nacionais e para o país.

Encerrando o ano, a campanha Cultura com Desenvolvimento, veiculada em TV fechada e em cinemas de todo o Brasil, apresentou nosso apoio à cultura brasileira, mostrando que o investimento na indústria criativa também é uma forma de promover o desenvolvimento do país.

Conhecimento e memória

Compartilhamos com a sociedade as informações e o conhecimento produzidos internamente. Cientes de que nossa história está diretamente relacionada à do desenvolvimento do Brasil desde nossa criação, trabalhamos continuamente para a preservação da memória institucional.

Biblioteca digital e gestão da informação

O conhecimento produzido pelo Banco pode ser encontrado em nossa biblioteca digital, que completou um ano em outubro de 2015. Durante o período, a biblioteca obteve mais de 480 mil acessos, figurando uma média de quarenta mil acessos mensais. Foram mais de mil documentos incluídos e disponibilizados integralmente em versão digital para acesso público, além da integração com redes sociais para compartilhamento de conteúdos.

Com o objetivo de promover a difusão de práticas de gestão da informação e do conhecimento, promovemos em 2015 o II Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento da seção brasileira da rede de informação da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Rialide-BR), que contou com 120 participantes de 39 instituições brasileiras.

Memória

Dando continuidade à consolidação do programa Memória BNDES, foi aprovada em 2015 a Política Corporativa de Memória do Sistema BNDES, que apresenta os princípios, diretrizes e objetivos norteadores das ações de preservação e divulgação da memória institucional do BNDES e de suas subsidiárias.

PublicaçõesExposição de inauguração da Galeria BNDES: "Um passeio pelo patrimônio
do Rio"
Foto: Acervo BNDES/André Telles

Merecem destaque ainda a primeira edição do Relatório de Efetividade e a publicação Iniciativa Mata Atlântica, que faz um apanhado dos 14 projetos apoiados para restauração de três mil hectares de vegetação nativa, no valor total de R$ 42 milhões, provenientes do Fundo Social do BNDES.

Cidadania

Considerando a cultura e o esporte como ações educativas, que promovem o desenvolvimento pessoal, comunitário ou do país, realizamos anualmente o patrocínio de atividades nesses segmentos.

Cultura

Complementando o apoio a projetos culturais estruturantes, via financiamento ou recursos não reembolsáveis (como ações de restauro do patrimônio histórico, manutenção de acervos, e o apoio às indústrias cinematográfica, editorial, entre outras), também patrocinamos eventos culturais e oferecemos atividades no Espaço Cultural do BNDES, situado em nosso edifício-sede, no Rio de Janeiro.

Em 2015, o Espaço Cultural BNDES ganhou um novo ambiente: a Galeria BNDES, inaugurada com a exposição “Um passeio pelo patrimônio do Rio”, em homenagem aos 450 anos da cidade. O novo local amplia a atuação do espaço, que agora oferece exposições ao público em sua programação gratuita, além de espetáculos de música e sessões de cinema, contribuindo para democratizar o acesso à cultura e fomentando a produção artística nacional.

As atrações da programação são escolhidas em processo de seleção pública. Em 2015, 76 espetáculos foram apresentados nos projetos “Quartas Clássicas” e “Quintas no BNDES”, mesclando música erudita e popular. O espaço também foi palco de apresentações ou sessões de eventos que patrocinamos.

Em 2015, patrocinamos 63 eventos culturais nos segmentos de cinema, música, literatura e artes visuais, totalizando R$ 32,6 milhões apoiados. Essas ações, focadas na difusão e na promoção do acesso à cultura brasileira, também foram fundamentais para estimular a economia criativa em todo o país, oferecendo oportunidade para que artistas e produtores culturais apresentassem seus trabalhos nas diferentes regiões brasileiras.

Esporte Atleta brasileira Ana Sátila Vargas | Foz do Iguaçu, abril de 2015Foto: Fernando Gallo/Abracan

Desde 2011, apoiamos o esporte brasileiro na modalidade canoagem, com vistas a proporcionar o desenvolvimento e a evolução de seu patamar competitivo internacional e atrair atenção da sociedade para os resultados alcançados.

Em 2015, foram desembolsados R$ 17,9 milhões em patrocínio desportivo, sendo todos os projetos apoiados por meio de benefício fiscal previsto na Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/06). Mantivemos no ano o apoio a centros de treinamento de canoagem, campeonatos e viabilizamos a participação dos atletas brasileiros em competições internacionais. O espaço alcançado em mídia espontânea na cobertura desses eventos gerou um retorno de R$ 27 milhões, calculados com base no valor publicitário desses espaços.

Como resultado desse investimento, o ano foi marcado pela conquista de medalhas. No Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade em Milão (Itália), por exemplo, o Brasil conquistou quatro medalhas de ouro e cinco de bronze, ficando com o inédito quarto lugar geral, e recebeu o Prêmio de Crédito Esportivo da Federação Internacional por reconhecimento da evolução competitiva na modalidade.

Também patrocinamos, em 2015, a realização do Campeonato Mundial Sub-23 e Júnior de Slalom, em Foz do Iguaçu (PR), em que os atletas brasileiros conquistaram uma prata e três bronzes, outro resultado inédito para o país. No Pan-Americano de Toronto (Canadá), a canoagem foi a segunda modalidade brasileira que conquistou mais medalhas, sendo nove de velocidade e cinco de slalom.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (RJ) em 2016, a canoagem e a paracanoagem podem conquistar as primeiras medalhas olímpicas e paralímpicas da modalidade, podendo alcançar até sete medalhas.

Veja o desenvolvimento competitivo da canoagem brasileira, a partir de alguns resultados internacionais.

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