Uma análise da relação entre a metodologia do BNDES para avaliação de capitais intangíveis e o valor de mercado das empresas avaliadas
Osmar Cervieri Junior
Fernando Nascimento de Oliveira
O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre os resultados obtidos pela Metodologia de Avaliação de Empresas (MAE). Os resultados mostraram que os regressores dos capitais intangíveis relacionados a inovação e responsabilidade socioambiental (RSA) apresentam sinal positivo (como esperado), ao passo que o regressor relacionado a estrutura de mercado apresenta sinal negativo, sugerindo um possível viés a ser observado na metodologia.
Estratégias regulatórias de incentivo à inovação, à competitividade e à inclusão financeira no contexto das inciativas do open banking e do Pix
Juliana Cabral Coelho Rangel
Este artigo pretende abordar, sob a perspectiva das recentes iniciativas do Sistema Brasileiro de Pagamentos Instantâneos (Pix) e do Sistema Financeiro Aberto (open banking), como o Banco Central do Brasil busca assumir um novo papel regulatório, por meio da adoção de estratégias de incentivo à inovação, à competitividade e à inclusão financeira, a fim de lidar com um setor financeiro nacional cada vez mais dinâmico, inovador e composto por novos players.
Desafios para a expansão do acesso ao esgotamento sanitário em áreas rurais isoladas: o uso de tecnologias sociais e a experiência do Programa Cisternas
Maria Julia Alves de Pinho
Raquel Silvestrin Zanon
Alexandre D’Avignon
Este artigo pretende aprofundar a avaliação que demonstra que em áreas rurais isoladas se concentra o maior déficit em saneamento e acesso à agua. Segundo estudos as soluções tradicionais de abastecimento, geridas pelo setor público ou privado, não são as mais adequadas. A análise foi realizada com base na análise do marco legal do saneamento (incluindo a legislação e os planos federais do setor); das soluções disponíveis e bem-sucedidas, com destaque para o Programa Cisternas.
Fatos estilizados sobre o financiamento ao setor de água e esgoto no Brasil
André Albuquerque Sant’Anna
Romero Rocha
Letícia Barbosa Pimentel
Marcelo Miterhof
Este artigo apresenta fatos estilizados acerca do financiamento ao setor de água e esgoto no Brasil. Utilizando uma base de dados de projetos de prestadores públicos selecionados para descontingenciamento de crédito, foi possível analisar o padrão de financiamento e características específicas do BNDES no financiamento ao setor.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.