Dados sobre efetividade do BNDES
As avaliações de efetividade vêm sendo disseminadas no BNDES com a implantação do Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA). Os estudos realizados com a utilização do SMA aplicam diferentes metodologias que buscam analisar os objetivos pretendidos e alcançados, com base em dados primários e secundários. A partir dos resultados das avaliações e do registro de lições aprendidas, espera-se que os gestores tenham respaldo para aprimorar o desenho dos instrumentos financeiros de apoio do Banco, alinhando-os às prioridades econômicas e socioambientais do País.
Na seção Estudos sobre a efetividade do BNDES podem ser encontradas breves descrições das avaliações de efetividade feitas a partir do SMA até o momento, assim como links para download dos documentos na íntegra. Seguem alguns resultados encontrados:
- Após o início da construção de usinas hidrelétricas,durante a década de 2000, o crescimento de oferta de emprego na região atingiu 30%, no primeiro ano; e o PIB dos municípios beneficiados pela construção aumentou 10%, no segundo ano.
- A primeira fase Programa de Sustentação do Investimento para empresas industriais no momento de crise financeira internacional representou um acréscimo de 40% no investimento, em 2009, e 28%, em 2010.
- Empresas apoiadas pelo programa BNDES Profarma, entre 2004 e 2007, apresentaram evolução de capacidade produtiva, pessoal ocupado em pesquisa e desenvolvimento e faturamento superiores à média do setor farmacêutico, no mesmo período de comparação. A diferença de taxas médias de crescimento foram 66%, 157% e 80%, respectivamente.
- O apoio à preservação de acervos realizado, de 2004 a 2013, colaborou para a triplicação do número de visitantes, duplicação dos acessos virtuais e alavancagem de outros investimentos. O projeto apoiado pelo BNDES incluiu cursos de capacitação, exposições etc.
- Empresas que utilizaram o Cartão BNDES em 2008 apresentaram cerca de 10% de crescimento do emprego formal, resultado superior ao de empresas similares que não utilizaram o crédito. O impacto foi maior em microempresas: 13%.
- O Banco Interamericano de Desenvolvimento avaliou o impacto do apoio via crédito, entre 2003 e 2012, em empresas industriais de menor porte no Brasil (empresas com até 250 empregados), universo do qual o Cartão BNDES representa uma parcela significativa do crédito analisado. A avaliação constatou que, em média, as empresas apoiadas apresentaram aumento de 15% no número de trabalhadores e 2,4% nos salários, em comparação com empresas não apoiadas.
Veja também:
- Saiba mais sobre o Relatório de Efetividade do BNDES 2007-2014 (PDF - 1,4 MB) e conheça os estudos de avaliação de impacto.
- Informações estruturadas sobre a performance do BNDES e de seus indicadores de eficiência e de sustentabilidade, conheça o Relatório Anual.
- Conheça as estatísticas operacionais do Sistema BNDES.