Promover a transição justa para uma economia neutra em carbono no país
O Acordo de Paris foi assinado em 2015 e tem como objetivo principal não permitir que o planeta se aqueça além de 1,5°C até o final do século 21. Cada país signatário estabeleceu metas de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE), chamadas de Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC – em inglês).
A NDC brasileira estabelece que o Brasil deve reduzir as suas emissões em 37% até 2025 e 43% até 2030 em relação às emissões de 2005. Além disso, na revisão realizada em 2020, o Brasil ainda se comprometeu a alcançar emissões líquidas neutras até 2050, ou seja, tudo que o país emitir deverá ser compensado com fontes de captura de carbono, como plantação de florestas, recuperação de biomas, ou outras tecnologias.
Existem também sugestões de metas de reduções relacionadas a diversos setores. Para alguns deles, como Florestas, Energias Renováveis e Mobilidade Urbana, o BNDES já está monitorando a contribuição dos projetos que apoia em termos de emissões evitadas, desembolsos e outros indicadores de eficácia.
Para apoiar o Brasil na transição justa para uma economia neutra em carbono o BNDES sintetizou a sua atuação, seus compromissos e estratégias em relação ao tema clima em um documento de posicionamento, “Clima e Desenvolvimento – a contribuição do BNDES para uma transição justa”. O banco também detalhou em um painel interativo, suas contribuições em diversos setores para ajudar o país a alcançar suas metas de redução, incluindo recursos investidos, entregas associadas às NDC e toneladas de CO2 evitadas.
Compromissos & Metas
Ao estabelecer compromissos que são específicos da nossa organização e metas que estão refletidas em nosso planejamento estratégico, o BNDES demonstra seu comprometimento com a transição justa para uma economia neura em carbono
Veja nossos compromissos para o clima (Compromisso 3, Compromisso 4 e Compromisso 5).
Pacto de energia da ONU
O BNDES e a Eletrobras firmaram um Pacto de Energia para atuarem conjuntamente na busca de soluções que promovam a geração de energias renováveis na Amazônia. O Pacto ocorre no âmbito da chamada global da Organização das Nações Unidas (ONU) e pretende conduzir estudos diagnósticos sobre os aspectos econômicos, tecnológicos, legais e regulatórios a serem considerados em um plano de substituição da geração a diesel por energia limpa nos Sistemas Isolados da Amazônia. Até 3 milhões de pessoas que habitam áreas isoladas devem ser beneficiadas pela iniciativa.
Saiba mais sobre o Pacto da ONU.
Pactos, cooperação e fóruns setoriais
Ao aderir a pactos e acordos de cooperação e participar de fóruns setoriais o BNDES se alinha a compromissos comuns para apoiar os ODS, cumpre sua missão articuladora e subsidia o avanço de novas soluções pelo o desenvolvimento sustentável.
Conheça os nossos pactos, acordos de cooperação e fóruns setoriais
Soluções para o desenvolvimento sustentável
O BNDES atua na promoção do desenvolvimento sustentável por meio de soluções financeiras e serviços desenhadas para projetos que ajudem no atingimento dos ODS e transição para uma economia neutra em carbono.
Veja nossas soluções financeiras sustentáveis