Realização do plano de atuação conjunta BNDES-CONAB n§ 01/2012, formulado para viabilizar o apoio a produtores rurais de base familiar, através de pequenos investimentos não reembolsáveis voltados para a estruturação de circuitos de produção, beneficiamento, processamento, armazenamento, e comercialização.
Parceiros>
CONAB
O BNDES e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) realizaram atuação conjunta com o objetivo de viabilizar empreendimentos familiares rurais para inseri-los no mercado institucional e privado de alimentos. A seleção dos beneficiados foi realizada através de dois editais de chamada pública, lançados em 2013, que escolheram um total de 393 projetos localizados em todo o território nacional, sendo 102 organizações selecionadas no primeiro edital e 291 no segundo. Nas duas seleções foram priorizados empreendimentos que produzem orgânicos desenvolvidos por mulheres, jovens, quilombolas, indígenas e demais comunidades tradicionais. Cada projeto receberá entre R$ 50 a R$ 70 mil em recursos financeiros não reembolsáveis.
Quanto à localização, a região Sudeste foi a que teve maior número de propostas aprovadas. Em seguida, vem as regiões Nordeste, com 85 projetos selecionados, Centro-Oeste com 32, e Norte com 22. Do total de projetos contemplados, 16 são de associações ou cooperativas formadas exclusivamente por mulheres e 17 foram apresentadas por organizações orgânicas e agroecológicas.
O projeto proporcionou o apoio a 281 projetos de empreendimentos coletivos de base familiar, beneficiando cerca de 8 mil agricultores familiares. Os relatórios de avaliação encaminhados pela CONAB concluem que a maioria dos projetos executados conseguiu transformar positivamente a vida dos agricultores familiares por meio da melhoria nas áreas de produção, processamento e distribuição dos produtos para atendimento aos mercados institucionais como também para os mercados privados e feiras.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.