TFBD - Taxa Fixa BNDES em Dólar
A Taxa Fixa BNDES em Dólar (TFBD) é uma opção de taxa de juros oferecida aos clientes em algumas linhas de crédito. A TFBD corresponde à parcela do custo financeiro na taxa de juros, composta por uma taxa fixa até a quitação do financiamento e um componente referente à variação do dólar.
As operações em TFBD podem ter o componente fixo definido na data do protocolo ou na data da contratação da operação. Todas as operações em TFBD precisam ser liberadas em até 120 dias após a data de definição do componente fixo (seja protocolo ou contratação).
Condições para uso
O componente fixo da TFBD aplicado a cada operação respeitará os prazos de pagamento previstos em cada instrumento financeiro, sendo os limites mínimo e máximo dos prazos de pagamento de 25 e 120 meses, respectivamente.
O prazo máximo de carência em operações com TFBD é de 24 meses.
Custo Fixo da TFBD
O componente fixo da TFBD tem três variações conforme o prazo do financiamento:
- até 24 meses (TFBD24.120);
- acima de 24 até 72 meses (TFBD72.120);
- acima de 72 até 120 meses (TFBD120.120);
Os valores das taxas são divulgados diariamente.
Custo da Variação Cambial
Todas as liberações (em R$) são convertidas para a Unidade Monetária 604 (UM 604) do portal de moedas contratuais do BNDES, arredondando em 2 casas decimais, para apuração do saldo devedor. Os valores a pagar em UM604 nas datas de pagamento já são conhecidos de antemão, visto que as taxas de juros prefixadas já são conhecidas no protocolo ou na contratação das operações.
O cliente conhecerá os valores devidos em R$ verificando o valor da UM604 no dia do pagamento.
Veja também:
► Outros custos financeiros cobrados nos financiamentos do BNDES