BNDES começa a operar o Programa Modercarga para renovação da frota de caminhões
· Programa tem dotação de R$ 2 bilhões
· Poderão ser financiados veículos novos e usados
· Serão beneficiados autônomos e empresas de pequeno porte
Em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 19, a diretoria do BNDES aprovou as condições do Programa de Modernização da Frota de Caminhões – Modercarga, que terá dotação inicial de R$ 2 bilhões e prazo de vigência de 12 meses. O BNDES está preparando as Normas Operacionais a serem enviadas aos agentes financeiros repassadores dos recursos do Banco, com todas as informações necessárias para a concessão do crédito no âmbito do novo Programa.
O Modercarga tem o objetivo de financiar a aquisição de caminhões para a modernização da frota nacional, beneficiando caminhoneiros autônomos, micro, pequenas e médias empresas de transporte. São financiáveis caminhões, caminhões-tratores, cavalos-mecânicos, reboques, semi-reboques, chassis e carrocerias, novos e usados com até sete anos.
Para o Modercarga o BNDES destinará recursos de R$ 2 bilhões, sendo R$ 600 milhões para o financiamento de caminhões usados. As condições de financiamento são:
· prazo de pagamento – equipamentos novos: de até 60 meses, com carência de 3 meses;
· prazo de pagamento – equipamentos usados: de até 36 meses, incluída carência de 3 meses;
· taxa de juros: de 17% ao ano, incluída a remuneração do agente financeiro.
· Índice de participação: até 70% do valor do bem negociado.
Dados de pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Transportes e pelo Centro de Estudos em Logística do Coppead/UFRJ indicam que a idade média da frota brasileira de caminhões era de 18 anos, em 2002. Naquele ano, o Brasil tinha em circulação cerca de 1,1 milhão de caminhões.
Em 2003, foram produzidos no Brasil 78,9 mil caminhões, dos quais 12,8 mil foram exportados. Dos 66,3 mil caminhões vendidos no país, 64,6 mil foram nacionais e 1,7 mil importados.