BNDES informa andamento do processo de nacionalização de aerogeradores
Já estão disponíveis no site do BNDES informações sobre a evolução do cumprimento das novas regras de nacionalização de componentes e instalação de fábricas pelos fabricantes credenciados de aerogeradores.
A atualização que acaba de ser feita (veja aqui) é resultado do acompanhamento realizado pelos técnicos do BNDES nas primeiras semanas de 2014, a fim de verificar o cumprimento dos marcos previstos na nova Metodologia de Credenciamento de Aerogeradores.
A partir de agora, informações mais completas fazem parte das observações padronizadas associadas a cada aerogerador credenciado. Até janeiro de 2016, quando está prevista a conclusão do plano de nacionalização progressiva, as observações padronizadas serão atualizadas a cada rodada de verificação, dando visibilidade ao mercado e à sociedade sobre o último marco comprovado com sucesso por cada fabricante.
As observações padronizadas destacam que o fato de um equipamento estar credenciado no presente não garante que ele permaneça credenciado no futuro, ou, especificamente, na data de entrega dos projetos nos parques eólicos. O credenciamento é condição necessária para que um determinado equipamento possa ser financiado pelo BNDES.
É importante que os clientes compradores de aerogeradores atuem em conjunto com seus fornecedores, acompanhando o processo de nacionalização durante a fase de fabricação e entrega dos equipamentos.