Chamada Pública para Seleção de Gestor do Fundo Nordeste
Esta Chamada Pública teve como objetivo selecionar gestor para um Fundo de Investimento em Participações (FIP) multissetorial para realização de investimentos na região Nordeste do Brasil e norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Resultado final da seleção
O BNDES selecionou a Rio Bravo Investimentos Ltda. para ser a gestora do Fundo de Investimento em Participação voltado para a região Nordeste. Em segundo lugar ficou a Casaforte Investimentos S.A. e, em terceiro lugar, a Triscorp Investimentos Ltda..
A gestora foi a que obteve a melhor pontuação dentre as seis participantes que apresentaram proposta na chamada pública. A escolha da gestora foi deliberada e homologada pelo Comitê de Enquadramento, Crédito e Mercado de Capitais do BNDES em 27.12.2012. A vencedora deverá passar ainda por um processo de due diligence e aprovação do Fundo na CVM, antes da sua aprovação final pela Diretoria do BNDES. No caso de desclassificação do primeiro colocado, poderá ser convocado o próximo classificado do certame, até o limite do terceiro colocado.
A gestora terá a missão de apoiar, por meio deste Fundo, o empreendedorismo e explorar as oportunidades de investimentos em empresas localizadas na região Nordeste do Brasil e no norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Espera-se que a estratégia de investimentos da gestora selecionada busque uma alocação de ativos no Fundo que melhor combine a equação risco/retorno do portfolio, privilegiando empresas e projetos com grande potencial de crescimento. Em relação ao faturamento das empresas e projetos a serem investidos pelo Fundo, a política de investimento proposta não deverá prever limite mínimo ou máximo de faturamento. Além disso, a gestora terá como objetivos a implementação de boas práticas de gestão e o incremento da governança corporativa nas empresas.
Objetivando um acompanhamento mais próximo na gestão das empresas investidas pelo Fundo, a gestora selecionada deverá manter equipe dedicada e baseada na região Nordeste.
As empresas que receberão recursos do Fundo serão avaliadas por um Comitê de Investimentos formado pelo BNDES e pelos demais cotistas (até o momento da homologação da escolha, apenas o BNB havia confirmado sua participação no Fundo).
Na chamada pública para o Fundo, o BNDES se comprometeu a aportar até 30% do patrimônio comprometido e o BNB, outros até 20% do patrimônio comprometido do Fundo, limitado a R$ 60 milhões. A expectativa é de que o Fundo atinja um patrimônio comprometido mínimo de R$ 300 milhões. O Gestor selecionado será responsável por angariar outros investidores para o Fundo.
O prazo para envio de propostas pelos gestores interessados ao BNDES, em versão impressa e eletrônica, foi encerrado no dia 21 de novembro de 2012.
Para mais informações, acesse o edital da Chamada Pública.
Veja também:
- Roteiro para encaminhamento de propostas
- Edital em PDF (PDF - 93 kB)