Descrição
Investimento da BNDESPAR em empresas com sede e administração no País, por meio da subscrição de ações ou outros valores mobiliários conversíveis, permutáveis ou lastreados em ações, tais como debêntures, bônus de subscrição e derivativos, observado o disposto na Política de Atuação em Renda Variável do BNDES.
As participações acionárias detidas pela BNDESPAR possuem caráter minoritário, transitório e com atuação não executiva.
O que pode ser apoiado
Os recursos da BNDESPAR são destinados a planos de negócios que estejam de acordo com as diretrizes estratégicas e prioridades do Sistema BNDES e que envolvam processos de:
- modernização e expansão de capacidade instalada;
- inovação;
- consolidação e/ou internacionalização de empresas brasileiras;
- fortalecimento de cadeias produtivas e implantação de complexos empresariais; e/ou
- reestruturação empresarial.
Emissões Privadas
A BNDESPAR poderá subscrever até a totalidade de emissão mediante subscrição particular de valores mobiliários de companhia aberta ou fechada, podendo estipular, mediante contrato, que a referida subscrição ocorrerá por meio da cessão gratuita, por acionistas da companhia emissora, do direito de preferência ou do direito às sobras.
Emissões Públicas
A BNDESPAR poderá participar de ofertas públicas de valores mobiliários que assegurem liquidez adequada aos objetivos do investimento, realizadas em conformidade com as normas aplicáveis emitidas pela Comissão de Valores Mobiliários, observados os seguintes parâmetros:
- ofertas majoritariamente primárias; e
- participação da BNDESPAR limitada a 15% (quinze por cento) da oferta base, exceção feita às ofertas públicas realizadas no segmento Bovespa Mais de Governança Corporativa da BM&FBovespa.
Fluxo
Assim como uma operação de financiamento, uma operação de investimento têm início com o preenchimento, pela empresa, do Roteiro para Apresentação de Proposta de Apoio Financeiro.
Os investimentos da BNDESPAR passam por um extenso processo de análise pela equipe técnica do BNDES, que contempla aspectos econômico-financeiros, jurídicos, da empresa e do seu mercado de atuação, entre outros. Concomitantemente, são negociadas as condições do investimento e os termos que nortearão o relacionamento e as obrigações da empresa e dos acionistas.
Após análise da equipe técnica, a operação é apreciada pelo Comitê de Enquadramento e Crédito e Mercado de Capitais, que delibera quanto ao prosseguimento ou não da operação. Em seguida, caso avance, a operação entra na fase de diligência, na qual se busca identificar possíveis passivos e validar as premissas e informações, podendo acarretar em alguns ajustes finais nas condições da operação. Posteriormente, a operação é submetida para deliberação pela diretoria do BNDES. Caso aprovada, a operação segue para os trâmites de contratação.
Após o investimento, a BNDESPAR realiza o acompanhamento das companhias investidas e busca induzir a adoção das melhores práticas de gestão, governança e sustentabilidade, bem como o fortalecimento da sua capacidade inovadora.