
Festival Arquivos em Cartaz
Assista a filmes no Espaço Cultural BNDES de 8 a 10 de novembro
O Arquivo em Cartaz é um festival internacional de cinema com exibição de filmes restaurados ou que utilizam imagens de arquivo. É promovido pelo Arquivo Nacional em parceria com a Universo Produção, e pelo segundo ano conta com o patrocínio do BNDES.
A programação do festival no Espaço Cultural BNDES apresenta filmes que integram a Mostra de Pré-Estreias e a Mostra Acervos – esta uma homenagem aos 100 anos de samba.
PROGRAMAÇÃO
8/11 – TERÇA-FEIRA
12h30 – CURTAS | MOSTRA ACERVOS – 100 ANOS DE SAMBA
NELSON CAVAQUINHO
Documentário, P&B, Digital, 14', RJ, 1969
Direção: Leon Hirszman
Instituição de guarda: Cinemateca Brasileira
Nelson Cavaquinho foi realizado como contraponto a Garota de Ipanema. Em vez da Bossa Nova e da zona sul carioca, o interesse do cineasta, Leon Hirszman, volta-se para as raízes da música popular brasileira. O resultado é um belo e pungente registro do sambista. Cenas de sua vida em Bangu, no subúrbio mesclam-se às memórias e improvisos, compondo um sensível panorama, ao mesmo tempo melancólico e alegre, do compositor e do seu povo à margem da sociedade.
O QUE FOI O CARNAVAL DE 1920!
Documentário, P&B, Digital, 9', RJ, 1920
Direção: Alberto Botelho
Instituição de guarda: Cinemateca de Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM
Aspectos do carnaval no Rio de Janeiro: o corso na Avenida Rio Branco; Baile à Fantasia no Hotel de Santa Rita; o Baile Infantil do Teatro República; desfile de carros alegóricos das sociedades carnavalescas dos Fenianos e dos Democráticos.
MEMÓRIA DO CARNAVAL
Documentário, Cor e P&B, Digital, 20', RJ, 1975
Direção: Alice Gonzaga
Instituição de guarda: Ministério da Cultura|CTAv - Centro Técnico do Audiovisual
Através de trechos de A voz do carnaval (1933), de Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro, e de cinejornais, é mostrado o carnaval carioca dos anos 30: banhos de mar à fantasia, concursos de maiôs, blocos, Baile das Vozes do Rádio, etc"
Ó ABRE ALAS
Documentário, P&B, Digital, 15', RJ, 2016
Direção: Ana Moreira
Realização e Instituição de guarda: Arquivo Nacional
Realizado inteiramente com imagens de arquivo, o filme apresenta cenas dos carnavais de 1948 e 1949 na cidade do Rio de Janeiro, com destaque para os banhos de mar à fantasia, o desfile das grandes sociedades carnavalescas e aspectos dos foliões na avenida Rio Branco e na praça Onze.
Faixa etária sugerida para todos os filmes da sessão: Livre
9/11 – QUARTA-FEIRA
12h30 – LONGA | MOSTRA PRÉ-ESTREIA NACIONAL
PITANGA
Documentário, Cor e P&B, Digital, 110', RJ, 2016
Direção: Beto Brant e Camila Pitanga
O documentário investiga o percurso estético, político e existencial do ator Antônio Pitanga, que, dirigido por grandes cineastas como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr., foi destaque em alguns dos momentos de maior inquietação artística do cinema brasileiro.
Faixa etária sugerida: 10 anos
10/11 – QUINTA-FEIRA
12h30 – LONGA | MOSTRA PRÉ-ESTREIA MUNDIAL
TANTINHO: MEMÓRIA EM VERDE E ROSA
Documentário, Cor e P&B, Digital, 80', RJ, 2016
Direção: Pedro von Krüger
O morro de Mangueira é o cenário onde o compositor Tantinho e antigos sambistas da Estação Primeira vão relembrar histórias sobre a favela e o samba. O documentário retrata os desafios e dilemas que os diversos personagens enfrentam em suas vidas para conquistar respeito na comunidade, reconhecimento na escola e espaço no meio artístico. Tantinho é considerado no meio musical referência indiscutível dessa história.
Faixa etária sugerida: 10 anos
Veja também