Aquisição de equipamentos e mobiliário, construção das instalações e serviços de pesquisa nas coleções
Doada em 2006 para a Universidade de São Paulo (USP), a coleção do bibliófilo José Mindlin e de sua esposa Guita é formada por mais de trinta mil títulos, que correspondem a aproximadamente sessenta mil volumes de livros e documentos, entre eles cerca de dez mil obras raras. Para abrigá-los, foi inaugurado em 2013 um moderno edifício dentro da USP.
O expressivo conjunto de documentos sobre o país, reunido pelo casal Mindlin, é considerado a mais importante coleção do gênero formada por um particular no Brasil. Entre as raridades da brasiliana estão obras do século XVI e XVII; os primeiros exemplares de livros produzidos pela Imprensa Régia no Brasil, do início do século XIX; os originais das primeiras edições de diversos clássicos da literatura brasileira, como de Machado de Assis, José de Alencar, Gonçalves Dias, Olavo Bilac e Joaquim Manuel de Macedo, além de sermões do padre Antônio Vieira. Destacam-se também gravuras de Jean-Baptiste Debret e peças raras de Goeldi, Leskoschek, Lívio Abramo e Iberê Camargo. Produzidas em diferentes idiomas, todas as obras dizem respeito ao Brasil.
O apoio do BNDES abrangeu instalações e equipamentos, criação de auditório multimídia e do Laboratório Brasiliana Digital, compra de mobiliário e serviços de pesquisa nas coleções.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.